Centro Universitário FAG

Egresso de Agronomia é o novo diretor de campus federal em Minas Gerais

Doutor em Engenharia Agrícola, Wesley Esdras Santiago, se formou no Centro Universitário FAG em 2009

26/05/2021


O doutor em Engenharia Agrícola, Wesley Esdras Santiago, egresso do Centro Universitário FAG é o novo diretor administrativo do Campus Unaí da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) em Minas Gerais. Wesley se formou em Agronomia no semestre 2009/2. De lá para cá coleciona uma série de qualificações, aperfeiçoamentos e doutorados até chegar a esse novo cargo na instituição federal.

Natural de Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte/MG, Wesley aos 15 anos migrou para Braganey, que fica há 56 km de Cascavel. Na época a mudança foi para que o jovem pudesse estudar o ensino médio em um internato na área rural. Segundo ele, como a FAG todos os anos faz a feira das profissões, recebendo estudantes de todo o oeste do Paraná, teve a oportunidade de conhecer a instituição e os cursos, principalmente Agronomia, que, nas palavras dele, sempre impressionava pela quantidade e qualidade dos equipamentos à disposição dos acadêmicos, professores e comunidade.

"Em 2006 me inscrevi no ProUni [Programa Universidade para Todos] e recebi uma bolsa para o curso de agronomia da FAG. A partir do segundo semestre fui convidado a ser estagiário num projeto de doutorado na Unioeste. Ao término, fui convidado a ser estagiário em um dos laboratórios da FAG, local em que permaneci até o último semestre do curso", conta Wesley. Conforme o novo diretor da UFVJM, sob supervisão do professor Dermânio Tadeu Lima, se tornou especialista em qualidade de farinhas de trigo, contribuindo inclusive com os cursos internacionais de moagem de trigo ofertados pela FAG.

"Durante o curso, sempre fui envolvido com pesquisa acadêmica, sendo bolsista de iniciação científica em vários projetos. Contribuia ativamente com a coordenação do curso em feiras, Dias de Campo e com o Show Rural Coopavel", diz o doutor. No penúltimo semestre do curso Wesley assumiu uma vaga de analista de laboratório em uma indústria de farinhas de trigo, onde ficou por 7 meses e então aceitou uma vaga para ser assessor técnico na Secretaria Municipal de Agricultura de Santa Tereza do Oeste, próximo a Cascavel.


Aperfeiçoamento em primeiro lugar

O egresso da FAG conta que, em paralelo a todas as atividades desempenhadas no campo profissional, sempre buscava oportunidades em programas de pós-graduação para se aprofundar na formação, tendo como foco o crescimento para o mercado de trabalho. Após a conclusão do curso de Agronomia, em 2009, Wesley iniciou o mestrado em Engenharia Agrícola na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em São Paulo.

Já em 2012, o profissional defendeu a dissertação de mestrado e deu início ao doutorado em Engenharia Agrícola na mesma instituição estadual. Fora do Brasil, em 2014, o agrônomo foi para os Estados Unidos fazer parte do doutorado na Washington State University, onde ficou de janeiro a julho. No último trimestre desse ano, Wesley foi aprovado em um concurso público da UFVJM, atual instituição que trabalha. Em 2015, concluiu o doutorado na Unicamp e se desligou da universidade.

"Fui também aluno da disciplina de doutorado na UFMG [Universidade Federal de Minas Gerais] em Processamento Digital de Imagens, atualmente sou estudante do curso de bacharel em Direito na FACTU [Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí]", completa o engenheiro agrônomo.


"Um grande desafio"

Conforme o novo diretor do Campus Unaí, dirigir uma instituição de ensino pública nunca foi fácil. "Realizar essa gestão nos tempos atuais é ainda mais desafiador, pois além dos impactos socioeconômicos da pandemia, há uma necessidade profunda de se tornar mais eficiente no uso dos recursos públicos", coloca. Wesley acredita que para vencer estes e outros desafios, a gestão participativa e inclusiva seja a estratégia fundamental. 

"O momento é oportuno para integração da universidade com a comunidade, principalmente com iniciativa privada que demanda por serviços e processos mais dinâmicos e inovadores. A universidade, como berço da ciência e tecnologia, tem essa capacidade de contribuir com essas demandas. Por isso apostamos na participação das pessoas na tomada de decisão e na inclusão da sociedade em nossas ações", explica.

Antes de assumir a direção administrativa do Campus Unaí, agora em maio, Wesley foi professor, também já atuou como coordenador do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, do curso de Agronomia e foi vice-diretor do Instituto de Ciências Agrárias, que é uma unidade acadêmica que funciona em conjunto a instituição. Wesley ainda coordenava projetos de pesquisa em lavouras cafeeiras, agricultura digital e também empreendedorismo.


"A Agronomia desenvolveu meus talentos e habilidades"

O doutor Wesley discorre sobre sua história falando que, assim como a agricultura promove o desenvolvimento da humanidade, a agronomia desenvolveu seus talentos e habilidades. "A formação me fez conhecer a grandiosidade de nosso país e a necessidade de mais pessoas envolvidas com os processos de produção, buscando torná-lo mais eficiente e sustentável", afirma. "Essa visão progressista inerente à profissão, motivou-me a buscar especialização em agricultura de precisão, área a qual desenvolvi meu doutorado e que também atuo como docente e pesquisador", completa.

Hoje o engenheiro agrônomo orienta, divulga e compartilha como as ferramentas de agricultura de precisão e digital podem aumentar a rentabilidade do produtor e ainda proteger o meio ambiente. "Os principais resultados dessa ação tem sido um relacionamento mais profundo da academia com produtores e cooperativas locais, além da oportunidade de campo de trabalho para os egressos de nossa instituição".


Agronomia FAG: "O curso foi um divisor de águas no desenvolvimento do oeste paranaense e também em minha vida"

Wesley não esconde a felicidade de ter sido aluno FAG. "O curso de Agronomia da FAG foi um divisor de águas no desenvolvimento do oeste paranaense e também em minha vida. Com infraestrutura de última geração e corpo docente altamente especializado, inclusive com forte relação comercial, a graduação permite que os alunos sejam formados com maior preparo", elogia o doutor.

Para ele o grande diferencial do curso de Agronomia da FAG é a formação humanista. "Os professores sempre buscavam o melhor do aluno, mas valorizando e respeitando a individualidade e circunstâncias de cada um. Aprendi num curso de agrárias que o que importa é a vida e as pessoas, portanto, hoje valorizo cada indivíduo que me relaciono como sendo único no universo", afirma.

A coordenadora do curso de Agronomia do Centro FAG, professora Ana Paula Mourão, ficou muito orgulhosa com a notícia de que um egresso assumiria um cargo tão importante em uma universidade federal. "Orgulho total! Isso é prova do quanto o curso de Agronomia da FAG está no caminho certo, desde o início formando profissionais de qualidade", diz.

1627592421.jpg
Jornalismo lança o livro Crônicas da Pandemia
29
Julho
2021 Cascavel
1627582859.jpg
Grupo de Oração Universitário convida para encontro presencial nesta quinta-feira
29
Julho
2021 Cascavel
1627567416.jpeg
NOTA DE PESAR
29
Julho
2021 Cascavel
1627500807.jpeg
Escrita Acadêmica - TCC e Artigo Científico
28
Julho
2021 Cascavel
1627498401.jpg
Design de Interiores recebe a egressa Isadora Heloise do Estúdio Forma
28
Julho
2021 Cascavel
1627492782.jpeg
Alunos de Ciências Biológicas analisam microfauna local
28
Julho
2021 Cascavel
1627492741.jpeg
NOTA DE FALECIMENTO
28
Julho
2021 Cascavel
1627418052.jpeg
Centro FAG continua com apoio à campanha de vacinação contra a gripe
27
Julho
2021 Cascavel
1627411760.jpeg
Visita técnica mostra na prática como são usadas fôrmas de isopor na construção civil
27
Julho
2021 Cascavel
1627411357.jpg
Alfaces de excelente qualidade criam belos tapetes na Fazenda Escola
27
Julho
2021 Cascavel
1627405694.jpg
NAP: Aperfeiçoamento em Produção de Aves
27
Julho
2021 Cascavel
1627396718.jpg
FAG Toledo realiza recepção especial no retorno das aulas presenciais
27
Julho
2021 Toledo

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

OK