Nutricionista formada pela FAG é mestranda na Universidade de Lisboa

Bruna Dalpizol tem como meta exercer a profissão no exterior.

13/09/2021

A egressa do Centro Universitário FAG, Bruna Dalpizol, tem como foco exercer a profissão no exterior. E essa meta está cada vez mais perto de ser alcançada. Ela se graduou em 2020 e foi aprovada recentemente para o Programa de Mestrado da Universidade de Lisboa em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar. A nutricionista embarca em outubro para Portugal, pois suas aulas iniciam no dia 15 do próximo mês.

Em Lisboa, Bruna irá entrar com o processo de validação de diploma para trabalhar como nutricionista enquanto cursa o mestrado. A linha de pesquisa seguida por ela é Comportamento Alimentar, na qual se propôs a desenvolver um método para a introdução alimentar em adultos, com o desafio de assertividade no processo. O tema já recebeu atenção durante sua trajetória na graduação. O TCC de Bruna foi um artigo sobre o comportamento alimentar com público variado na parte de UAN (Unidades de Alimentação e Nutrição), com base na aceitação para aproveitamento total dos alimentos disponibilizados.

"É uma área que me instiga muito, pois são os pacientes que me desafiam. Só analisando o comportamento alimentar individual deles é que nós, profissionais, conseguimos trabalhar a introdução correta, de acordo com os objetivos, contribuindo para uma vida mais saudável. São considerados inúmeros fatores, além do que o paciente costuma ingerir, como local, horários, ritmo, prática ou não de atividades físicas, ou seja, é analisado o paciente como um todo. Por esses motivos, quero pesquisar para contribuir com essa área da Nutrição".

A coordenadora de Nutrição, Nanci Teruel, comemora a conquista da ex-aluna. "Todo o colegiado fica muito satisfeito com esse resultado. O objetivo dos professores é o sucesso dos profissionais que ajudam a formar. A Bruna sempre foi muito decidida com esse propósito e aproveitou  intensamente toda a estrutura que teve à sua disposição".

"A FAG vai inteira na minha bagagem, pois sem o incentivo dos coordenadores, dos  métodos de ensino, dos congressos e disponibilidade dos meus orientadores em pesquisas auxiliaram muito nesta conquista. Todo esse suporte que a FAG dá aos seus alunos, tem que ser muito bem aproveitado, pois foi isso que me deu muito mais forças para eu ir em busca do que eu queria", finaliza a mestranda.

NRI

Bruna teve suporte do NRI (Núcleo de Relações Internacionais) da FAG para contactar as instituições de seu interesse e para se preparar e participar do processo seletivo. "O Júlio Tozo [coordenador do NRI] me auxiliou com dicas, desde que comecei meu "desbravamento" diante das Universidades do meu interesse.  Ele sempre se manteve à disposição para intermediar com as instituições que eu tinha interesse em cursar. Agora, também me coloco à disposição para parcerias de pesquisa com a FAG".

"Quando nossos egressos almejam ingressar em universidades no exterior, nos ajudam também a abrir as portas com essas instituições. São parcerias que fomentam a pesquisa. Com as experiência que temos agimos como facilitadores, preparando o egresso para enfrentar o processo de seleção", explica o coordenador do NRI.

Rematrícula: Procedimento deve ser feito pelo Portal Sagres
2021 Cascavel
Evento internacional: II Siagros começa nesta terça-feira (30)
1638212087.jpg
Handebol FAG é campeão do Campeonato Paranaense 2021
Arquiteta doa acervo de revistas técnicas ao Centro FAG
1638209878.jpeg
Andadores são entregues para pacientes das Clínicas FAG
Encontro com ex-alunos marca celebração dos 10 anos de Direito na FAG Toledo
2021 Toledo
COMFAG promove noite de oficinas temáticas
Engenharia Civil recebe Guilherme Perosso
Medicina: IFMSA Brazil FAG realiza ação em parceria com o CEDIP
2021 Cascavel
Alunos de Letras publicam vídeos com dicas de redação para vestibular e ENEM
2021 Toledo
Centro FAG sedia Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeira de Rodas
2021 Cascavel
HVFAG, que já é um dos mais equipados do Paraná, recebe novos aparelhos
2021 Cascavel

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.