Centro FAG assina parceria para o Radar de Inovação
Programa visa fomentar startups locais.
A Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a Prefeitura Municipal lançaram o Edital Radar de Inovação 2021, na quarta-feira (15). O programa tem como objetivo estimular a criatividade, a inovação e o empreendedorismo, apoiando startups locais.
As inscrições devem ser feitas pelo site do programa. A Fundetec espera receber 80 inscrições até 20 de outubro. Todos os participantes terão acesso aos workshops, posteriormente as 20 melhores ideias serão selecionadas para receber subvenção financeira de R$20 mil cada, além de mentorias, capacitações coletivas e individuais. O investimento será de R$ 2 milhões.
Centro FAG assina como instituição parceira
O Centro FAG, representado pela coordenadora pedagógica, Lenir Luft Schmitz, assinou o termo de cooperação para dar suporte ao programa. Os parceiros, como é o caso da FAG, terão um papel fundamental para que as startups selecionadas tenham acesso a treinamentos, infraestrutura e incentivo.
"A cultura empreendedora do Centro FAG já é intrínseca. Já são vários projetos desenvolvidos dentro de um programa chamado Habitat de Inovação: Startup Garage, Mudando o Jogo, Acadêmico Empreendedor e Startup Urb. O Paraná tem tudo para se tornar o estado mais inovador do Brasil, e a FAG já está pronta para colaborar com este fomento", a pró-reitora de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Aline Gurgacz Ferreira Meneghel.
"A Fundetec está entrando com um recurso financeiro para aporte nessas empresas nascentes e todos os parceiros oferecerão uma série de mentorias, consultorias, acompanhamento, disponibilização de suas infraestruturas para que esses projetos efetivamente consigam sair do papel. Nós esperamos conseguir selecionar startups rentáveis e escaláveis, ou seja, aquela ideia de negócio que tem um potencial de crescimento acima da expectativa e do normal", afirmou o diretor da Fundetec, Rafael Amaral.
Estação de Inovação
Na solenidade, o prefeito Leonaldo Paranhos anunciou a licitação para a construção da Estação de Inovação, localizada no antigo terminal Oeste. "Essa é uma ferramenta que nós precisamos de fato acelerar, pois ela cria oportunidades, agrega valor e traz empregos e rapidez, o mundo precisa acelerar e Cascavel não pode ficar para trás e essa parceria com o governo do Estado nos traz mais musculatura ainda".
Também esteve presente no evento o superintendente de Inovação do Paraná, Marcelo Rangel, que representou e confirmou o apoio do governo do Estado para incentivar a inovação na cidade e região. "Na inovação é preciso ter empolgação, ter ânimo. A prefeitura está focada, isso se mostra até mesmo numa reunião como essa, onde você consegue unir indústria, agro, setor produtivo, comercial, empresários, investidores, setor governamental, todos estão aqui e isso demonstra que a cidade está se modernizando cada vez mais e está focada na área de inovação que como eu disse, hoje é a área principal de investimento do setor público e privado", declarou Rangel.
Com informações da Secom/Cascavel
Créditos das fotos: Secom/Cascavel
2023 Toledo
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel