Centro Universitário FAG

FC Cascavel é analisado por acadêmicos de Educação Física

Alunos, orientados pelo professor Everton Roman, estudam a estrutura organizacional do time, que é vice-campeão do Campeonato Paranaense 2021

14/10/2021


O Futebol Clube Cascavel, principal time de Cascavel e vice-campeão do Campeonato Paranaense 2021, é o tema do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) dos acadêmicos Matheus Tonin Barboza e Alexandre Silva de Azevedo do curso de Educação Física do Centro Universitário FAG. Os estudantes estão analisando a estrutura organizacional do clube, que envolve a presidência, o marketing e os aspectos financeiros.

As grandes campanhas dos últimos anos, bem como a ascensão do time no cenário estadual e nacional, chamou a atenção dos dois formandos. "O Cascavel é um modelo de gestão para outros clubes se espelharem neles. É uma honra falar um pouco desse time que está ganhando o coração dos cascavelenses. A cidade está sendo muito bem vista no contexto futebolístico, o que é excelente", diz Matheus Barboza.

O artigo está sendo desenvolvido com base na literatura que aborda gestão, marketing, estratégias e formação de atletas. "Também realizamos entrevistas in loco com os gestores do time. É muito bom o contato com os gestores, ter o entendimento de como pensam o clube, suas ações e o planejamento a curto, médio e longo prazo", conta Alexandre Azevedo.

O orientador do TCC é o professor Everton Roman. "Não poderia ser outro professor além do Everton, ele é um docente que entende do assunto, um cascavelense apaixonado por futebol. O Everton é um excelente professor sempre apoiando seus alunos, é um prazer ter escolhido ele como orientador", explica Matheus sobre a escolha do docente.

Roman trabalha com a disciplina de Gestão e Marketing Esportivo e com frequência realiza discussões em sala de aula sobre estratégias de marketing em clubes de futebol (erros, acertos, valores e sobre modelos de gestão). "Nesse sentido, o Matheus e o Alexandre me convidaram para falar de algo diferente e próximo disso em um TCC, que era a estrutura organizacional do Cascavel".


"Queremos os estudantes perto do time", diz presidente do FC Cascavel

O presidente do Futebol Clube Cascavel, Valdinei Silva, afirma que o time sempre estará aberto para a interação com os acadêmicos. "Para todos nós é muito importante ter esse contato com os estudantes, queremos eles perto do time. Estaremos sempre abertos! Toda colaboração com o clube, que promove a nossa atualização, é fundamental. As parcerias com as universidades são constantes e sempre farão parte da nossa rotina", diz.


"O futebol deixou de ser somente entretenimento"

O professor Everton Roman acha fantástica a análise, já que no dia a dia pouco se fala sobre gestão no segmento de Educação Física. "Quando abordamos gestão esportiva e de modo profissional, como é o FC Cascavel, acabamos com todos os 'achismos' que envolvem o esporte. Notamos que tudo é muito profissional no time. Isso é bom, e os resultados estão aí".

"Tem um ditado no mundo do futebol que é falado até com ar de ironia: 'Futebol do século XXI com gestores do século XX' Clubes grandes com modelos arcaicos de gestão. É preciso fazer diferente. Não cabe o 'mais do mesmo' e o FC Cascavel tem mostrado cada dia mais que é diferente", comenta o professor.

Roman coloca que a gestão é onde não se pode errar. "O bom do futebol é que muitos dirigentes de clubes já estão tendo uma visão empresarial. O futebol deixou de ser somente entretenimento, algo movido apenas pela paixão. Passou a ser um 'esporte negócio'". O professor acrescenta que o artigo proporciona um momento de reflexão sobre as estratégias de marketing e estruturas das equipes. 

"Muito se fala sobre futebol. Existem muitos debates na mídia de: 'esse time ganhou por isso' ou 'tal time está quebrado' e por aí vai. Porém, quem analisa isso de forma aprofundada? Vejamos dois exemplos: olhem o Cruzeiro no contexto nacional e o Barcelona no contexto internacional. O que falhou aí? A gestão! É o tal de 'contratar por contratar' e 'depois nós vamos dar um jeito?'.. E agora? Isso tem que ser discutido, tem que servir de exemplo. Não se pode pecar nesse aspecto!", orienta.


"Que a banca seja bem produtiva"

A apresentação do trabalho será no início de novembro. O professor Lissandro Dorst, que é o responsável pela disciplina de TCC do curso de Educação Física, está montando a banca avaliadora. "Que a banca seja bem produtiva e que possamos agregar ainda mais conteúdo no trabalho para ser modelo para outros times", projetam os acadêmicos Matheus e Alexandre.

1638216223.jpg
Rematrícula: Procedimento deve ser feito pelo Portal Sagres
29
Novembro
2021 Cascavel
1638214526.jpg
Evento internacional: II Siagros começa nesta terça-feira (30)
29
Novembro
2021 Cascavel
1638212087.jpg
Handebol FAG é campeão do Campeonato Paranaense 2021
29
Novembro
2021 Cascavel
1638210943.jpg
Arquiteta doa acervo de revistas técnicas ao Centro FAG
29
Novembro
2021 Cascavel
1638209878.jpeg
Andadores são entregues para pacientes das Clínicas FAG
29
Novembro
2021 Cascavel
1637960396.jpg
Encontro com ex-alunos marca celebração dos 10 anos de Direito na FAG Toledo
26
Novembro
2021 Toledo
1637957344.jpg
COMFAG promove noite de oficinas temáticas
26
Novembro
2021 Cascavel
1637951419.jpg
Engenharia Civil recebe Guilherme Perosso
26
Novembro
2021 Cascavel
1637949291.jpg
Medicina: IFMSA Brazil FAG realiza ação em parceria com o CEDIP
26
Novembro
2021 Cascavel
1637875651.jpg
Alunos de Letras publicam vídeos com dicas de redação para vestibular e ENEM
25
Novembro
2021 Toledo
1637874692.jpeg
Centro FAG sedia Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeira de Rodas
25
Novembro
2021 Cascavel
1637874174.jpg
HVFAG, que já é um dos mais equipados do Paraná, recebe novos aparelhos
25
Novembro
2021 Cascavel

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

OK