FC Cascavel é analisado por acadêmicos de Educação Física

Alunos, orientados pelo professor Everton Roman, estudam a estrutura organizacional do time, que é vice-campeão do Campeonato Paranaense 2021

14/10/2021

O Futebol Clube Cascavel, principal time de Cascavel e vice-campeão do Campeonato Paranaense 2021, é o tema do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) dos acadêmicos Matheus Tonin Barboza e Alexandre Silva de Azevedo do curso de Educação Física do Centro Universitário FAG. Os estudantes estão analisando a estrutura organizacional do clube, que envolve a presidência, o marketing e os aspectos financeiros.

As grandes campanhas dos últimos anos, bem como a ascensão do time no cenário estadual e nacional, chamou a atenção dos dois formandos. "O Cascavel é um modelo de gestão para outros clubes se espelharem neles. É uma honra falar um pouco desse time que está ganhando o coração dos cascavelenses. A cidade está sendo muito bem vista no contexto futebolístico, o que é excelente", diz Matheus Barboza.

O artigo está sendo desenvolvido com base na literatura que aborda gestão, marketing, estratégias e formação de atletas. "Também realizamos entrevistas in loco com os gestores do time. É muito bom o contato com os gestores, ter o entendimento de como pensam o clube, suas ações e o planejamento a curto, médio e longo prazo", conta Alexandre Azevedo.

O orientador do TCC é o professor Everton Roman. "Não poderia ser outro professor além do Everton, ele é um docente que entende do assunto, um cascavelense apaixonado por futebol. O Everton é um excelente professor sempre apoiando seus alunos, é um prazer ter escolhido ele como orientador", explica Matheus sobre a escolha do docente.

Roman trabalha com a disciplina de Gestão e Marketing Esportivo e com frequência realiza discussões em sala de aula sobre estratégias de marketing em clubes de futebol (erros, acertos, valores e sobre modelos de gestão). "Nesse sentido, o Matheus e o Alexandre me convidaram para falar de algo diferente e próximo disso em um TCC, que era a estrutura organizacional do Cascavel".

"Queremos os estudantes perto do time", diz presidente do FC Cascavel

O presidente do Futebol Clube Cascavel, Valdinei Silva, afirma que o time sempre estará aberto para a interação com os acadêmicos. "Para todos nós é muito importante ter esse contato com os estudantes, queremos eles perto do time. Estaremos sempre abertos! Toda colaboração com o clube, que promove a nossa atualização, é fundamental. As parcerias com as universidades são constantes e sempre farão parte da nossa rotina", diz.

"O futebol deixou de ser somente entretenimento"

O professor Everton Roman acha fantástica a análise, já que no dia a dia pouco se fala sobre gestão no segmento de Educação Física. "Quando abordamos gestão esportiva e de modo profissional, como é o FC Cascavel, acabamos com todos os 'achismos' que envolvem o esporte. Notamos que tudo é muito profissional no time. Isso é bom, e os resultados estão aí".

"Tem um ditado no mundo do futebol que é falado até com ar de ironia: 'Futebol do século XXI com gestores do século XX' Clubes grandes com modelos arcaicos de gestão. É preciso fazer diferente. Não cabe o 'mais do mesmo' e o FC Cascavel tem mostrado cada dia mais que é diferente", comenta o professor.

Roman coloca que a gestão é onde não se pode errar. "O bom do futebol é que muitos dirigentes de clubes já estão tendo uma visão empresarial. O futebol deixou de ser somente entretenimento, algo movido apenas pela paixão. Passou a ser um 'esporte negócio'". O professor acrescenta que o artigo proporciona um momento de reflexão sobre as estratégias de marketing e estruturas das equipes.

"Muito se fala sobre futebol. Existem muitos debates na mídia de: 'esse time ganhou por isso' ou 'tal time está quebrado' e por aí vai. Porém, quem analisa isso de forma aprofundada? Vejamos dois exemplos: olhem o Cruzeiro no contexto nacional e o Barcelona no contexto internacional. O que falhou aí? A gestão! É o tal de 'contratar por contratar' e 'depois nós vamos dar um jeito?'.. E agora? Isso tem que ser discutido, tem que servir de exemplo. Não se pode pecar nesse aspecto!", orienta.

"Que a banca seja bem produtiva"

A apresentação do trabalho será no início de novembro. O professor Lissandro Dorst, que é o responsável pela disciplina de TCC do curso de Educação Física, está montando a banca avaliadora. "Que a banca seja bem produtiva e que possamos agregar ainda mais conteúdo no trabalho para ser modelo para outros times", projetam os acadêmicos Matheus e Alexandre.

Rematrícula: Procedimento deve ser feito pelo Portal Sagres
2021 Cascavel
Evento internacional: II Siagros começa nesta terça-feira (30)
1638212087.jpg
Handebol FAG é campeão do Campeonato Paranaense 2021
Arquiteta doa acervo de revistas técnicas ao Centro FAG
1638209878.jpeg
Andadores são entregues para pacientes das Clínicas FAG
Encontro com ex-alunos marca celebração dos 10 anos de Direito na FAG Toledo
2021 Toledo
COMFAG promove noite de oficinas temáticas
Engenharia Civil recebe Guilherme Perosso
Medicina: IFMSA Brazil FAG realiza ação em parceria com o CEDIP
2021 Cascavel
Alunos de Letras publicam vídeos com dicas de redação para vestibular e ENEM
2021 Toledo
Centro FAG sedia Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeira de Rodas
2021 Cascavel
HVFAG, que já é um dos mais equipados do Paraná, recebe novos aparelhos
2021 Cascavel

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.