Centro Universitário FAG

Vôvóz - A Flor do Sol: livro produzido por egressas de Jornalismo chega às prateleiras da Biblioteca

Obra conta a história da dona Maria Luiza Brita e tem como foco a valorização do idoso. Publicação recebeu o registro da Biblioteca Nacional contando com ISBN

18/11/2021


Começamos com um questionamento: você já parou para ouvir a história, as experiências e as vivências da sua avó, do seu avô ou de outro idoso? Parece algo simples mas que muitas vezes passa despercebido. Em diversas ocasiões não realizamos as homenagens em tempo e após a morte acabam ficando palpáveis apenas a quem fica, mas para quem vai são abstratas. Tendo este ponto de partida as egressas do curso de Jornalismo do Centro Universitário FAG Amanda Alves, Celeste Pereira e Kauana Bacarin desenvolveram o projeto Vôvóz, que compôs o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

As profissionais, formadas em 2021, tinham a tarefa de entregar um produto multimídia, mas a plataforma base deveria ser o impresso. Com isso, em conjunto com a professora Tatiana Bilhar, que foi a orientadora, chegaram aos livros cartoneros, que são originários da Argentina e surgiram em meio a crise econômica. As publicações, que começaram em 2003, eram impressas em pequenas gráficas e as capas produzidas de forma artesanal, em especial com papelão reciclado e pintadas a mão.

"Elaboramos o livro com muito cuidado e mesmo em meio a pandemia, que não possibilitou o contato físico com a nossa personagem central, que é a dona Maria Luiza Brita, ela nos atendeu de forma muito solícita pelas redes sociais. O apoio da filha dela, a professora da FAG Julliane Brita, também foi essencial para a concretização do livro", diz Celeste Pereira. 

A história da dona Maria Luiza, que mora em um bairro de Cascavel de mesmo nome, foi a escolhida para ser contada no livro Vôvóz e ela, conforme as egressas, teve a maior emoção da vida em se ver em uma publicação desta magnitude. "Ela ficou muito feliz. Nós escrevemos a história mas ela mesma pôde fazer a capa do livro, já que a proposta é ser algo artesanal e a filha dela escreveu o texto de entrada da obra, foi algo bem emocionante para todas nós". Para que este processo pudesse ocorrer foi entregue para a idosa todos os materiais necessários para a montagem da capa, que poderia ser feita da forma que a protagonista achasse melhor.


"Coração quentinho"

Duas cópias impressas nasceram, uma com a capa produzida pela dona Maria Luiza e outra com a capa confeccionada pelas então acadêmicas, sendo essa entregue à mãe de Julliane. "O dia da entrega foi maravilhoso, pudemos ver nos olhos dela a alegria em ver sua história materializada no livro. Esse foi o trabalho mais prazeroso feito dentro do curso, deixou todas nós com o 'coração quentinho', e isso não tem nota e nem dinheiro que pague", afirma Amanda Alves. A entrega foi possibilitada seguindo todos os protocolos em relação à Covid-19, visando a saúde de todas.


Livro está disponível na Biblioteca FAG

O livro obteve o registro na Biblioteca Nacional, conquistando o ISBN (International Standard Book Number). O processo foi feito por meio da Editora FAG com o apoio da biblioteca da Instituição. "A partir de agora toda a comunidade acadêmica da FAG poderá ter acesso ao nosso livro, que ficará à disposição para consulta na biblioteca do centro universitário. Queremos trazer essa reflexão que as homenagens devem ser feitas em vida e também para os jovens darem mais atenção aos idosos, que têm muito a compartilhar conosco e muitas vezes só querem ser ouvidos. Espero que os leitores e leitoras se sensibilizem e gostem da nossa obra", espera a jornalista Celeste Pereira.

Além do livro, também foi elaborado um podcast e mídias sociais que trouxeram outras abordagens, mas com o mesmo ideal, dar a oportunidade dos vovôs de se expressarem e mostrarem suas histórias, talentos e vivências. A banca avaliadora do projeto, realizada no fim de 2021 de forma online, foi composta pela orientadora, professora Tatiana Bilhar, pela professora Noiara Zardo e pela professora Marília Gasparovic, que consideraram o trabalho como aprovado com nota 9.8.


A versão digital do livro Vôvóz pode ser acessada clicando aqui.


Resumo (pelas autoras)

"Nesta edição, contamos um pouco sobre Maria Luiza, que gentilmente nos permitiu adentrar sua privacidade e retratar episódios que compõem sua biografia, ainda em curso. A vida de Luiza retrata a não limitação pela idade. Ativa e disposta em seus mais de 70 anos, sua sensação é de não pertencimento à terceira idade. Isso por conta dos estereótipos que se atribuem a essa parcela crescente da população brasileira. 

É preciso revisar e revisitar nosso modo de olhar e compreender a velhice e os mais velhos. Maria Luiza nos propicia tais reflexões. Sua vida intensa e sua personalidade ousada - as quais, devido à pandemia da Covid-19, conhecemos e reconhecemos por meio de conversas online - são construídas por (e de) episódios inusitados, emocionantes e que nos mostram que uma vida cotidiana é também repleta de ensinamentos. Ela nos ensina: a questionarmos, a abrir um sorriso frente às dificuldades, a aproveitar, a lutar por sonhos e ideais e, principalmente, a respeitar a história e a vida de todos e de cada um - belas e importantes em sua singularidade. 

Nossa personagem, a primeira de muitas cujas histórias queremos lhes contar, é uma senhora cheia de vida, com força e graça surpreendentes e inspiradoras. Nós três conduzimos as entrevistas que foram necessárias para ir lhe conhecendo. Uma de nós, Celeste, é quem assume o papel de narradora e transita em palavras as 'historinhas' contadas pela nossa 'menina' Luiza. Convidamos-lhes, assim, a passear conosco por algumas histórias que compõem a História de Maria Luiza Brita".

1653591552.jpeg
15ª Seagro é encerrada com apresentação de banners, mostra agronômica e show sertanejo
26
Maio
2022 Cascavel
1653589136.jpg
Primeira banca do Startup Garage 2022 é realizada no Centro FAG
26
Maio
2022 Cascavel
7FBF5D9C-6BA1-4274-B4AF-08B3ADE2E2C6.JPG
FAGx recebe mais de 4 mil alunos de 57 cidades
25
Maio
2022 Cascavel
1653424412.JPG
15ª Seagro começa com muita emoção no Centro FAG
24
Maio
2022 Cascavel
1653422926.jpg
FAGx 2022: TV de 75 polegadas será sorteada
24
Maio
2022 Cascavel
1653419922.JPG
Calouros da T3-24 de Medicina participam da Cerimônia do Jaleco
24
Maio
2022 Cascavel
1653417562.jpeg
Professor simula cozinha de restaurante para ensinar Economia aos alunos de Nutrição
24
Maio
2022 Cascavel
1653415779.JPG
FAG EAD lança novos profissionais para o mercado de trabalho
24
Maio
2022 Cascavel
1653415311.jpeg
Anais do 1º Congresso Internacional de Humanidade do Centro FAG estão disponíveis para consulta
24
Maio
2022 Cascavel
WhatsApp Image 2022-05-24 at 15.02.08.jpeg
Eucatur e Centro FAG oferecem capacitação gratuita em Elétrica e Mecânica Veicular
24
Maio
2022 Cascavel
1653337738.jpg
Alunos de Farmácia entregam fraldas geriátricas ao abrigo São Vicente de Paula
23
Maio
2022 Cascavel
1653335664.jpg
Centro FAG sedia 2º reunião do Colégio de Instituições de Ensino Estadual do CREA-PR
23
Maio
2022 Cascavel

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

OK