Parapodium, produto vencedor do FAG Summit 2021, é entregue a paciente
Equipamento, desenvolvido por acadêmicos e professores, possibilita que cadeirante fique em pé
Na noite da última terça-feira (23) foi entregue ao paciente Cláudio Koropka das Clínicas FAG, um parapodium, equipamento que possibilita ao cadeirante ficar em pé. O projeto foi desenvolvido ao longo do semestre pelos estudantes dos sextos períodos dos cursos de Fisioterapia e de Engenharia Mecânica, com orientação dos professores Cesar Luchesa, Cristina Hamerski Romero e Bruno Santos.
Cristina coloca que o parapodium favorece o ortostatismo, o alinhamento muscular e uma descarga de peso efetiva, melhorando a execução de atividades funcionais. "O equipamento dá liberdade para o posicionamento correto em casa, no trabalho e no lazer porque envolve, a partir da postura, a ativação de órgãos e sistemas que favorecem uma melhor saúde física e orgânica", explica.
Cláudio, auxiliar administrativo, é cadeirante há nove anos. Ele foi vítima de bala perdida, tendo como sequela uma lesão medular, que o impossibilitou de andar. Como não consegue ficar em pé voluntariamente, esse equipamento vai ajudá-lo. "Ficar em pé, no ponto de vista da saúde, é muito importante para evitar osteoporose e problemas no intestino, por exemplo", diz a coordenadora das clínicas, professora Leda Paes Walcker.
"Eu só tenho a agradecer pelo trabalho dos alunos e professores. Para os estudantes é uma aprendizagem e para mim também, todos saem ganhando. Para muita gente esse equipamento não parece nada, mas é uma grande ajuda. Espero que esse sentimento de ajudar o próximo se perpetue entre os acadêmicos", agradece o paciente contemplado pelo parapodium.
Os acadêmicos desenvolvedores participaram do FAG Summit 2021 e venceram a categoria "Produtos Inovadores" com o equipamento, que foi feito sob medida e com muito esforço e dedicação. "É uma alegria realizar essa entrega. É a concretização de um trabalho de excelência", comemora a coordenadora Leda.
Rafaela Andreolli, acadêmica de Fisioterapia, e Lucas Rafael Tureta Destri de Engenharia Mecânica ficaram felizes pela entrega. "Foi um trabalho muito sério e desenvolvido com toda a dedicação necessária por ambos os cursos", diz Lucas. "Foi muito gratificante desenvolver esse projeto em parceria com Mecânica e ver os resultados desta forma, em uso pelo paciente", comenta Rafaela.
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Toledo
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel