Andadores são entregues para pacientes das Clínicas FAG
Projeto é uma parceria dos cursos de Engenharia Mecânica e de Fisioterapia
Os cursos de Engenharia Mecânica e de Fisioterapia do Centro Universitário FAG promoveram uma noite emocionante na última quarta-feira (24). Nas Clínicas FAG, 05 andadores foram entregues aos pacientes da Instituição. O momento é aguardado por todos, sendo muito especial.
Três deles foram confeccionados exclusivamente para determinados pacientes. "O andador é um auxílio de marcha, que algumas pessoas terão necessidade de usar e outras não, com isso selecionamos três crianças que encaixavam no perfil, podendo elas levarem o andador para casa. Os outros dois equipamentos ficaram nas Clínicas para serem usados por outras pessoas", diz a professora Lizyana Vieira.
Acadêmicos do 6º e do 8º período de Mecânica, disciplina de Engenharia do Produto, e estudantes do 8º período de Fisioterapia, disciplina de Fisio Pediátrica, que desenvolveram os equipamentos. A professora Rosemar Dal Ponte, idealizadora e responsável do projeto, conta que na primeira versão de 2019 foram projetados andadores com rodinhas, já neste semestre os alunos receberam o desafio de melhorar o produto desenvolvido há dois anos.
"A professora Lizyana de Fisio, em conversa com os pacientes, entendeu que se os andadores fossem articulados facilitaria o transporte. Então os acadêmicos projetaram os andadores com rodinhas articulados além de um novo modelo de cinto para os mesmos", explica. "Este projeto possibilitou aplicação das competências técnicas e sociais pelos estudantes, além de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos pacientes", acrescenta.
O pró-reitor acadêmico, professor Afonso Cavalheiro Neto, participou da entrega. "É um momento muito importante e significativo. Esses equipamentos vão colaborar com a vida dos pacientes e isso não tem preço, é uma alegria para todos da Instituição", comemora.
Rosemar também ficou contente com os resultados e o sentimento é de gratidão. "Agradeço a dedicação e empenho de todos os acadêmicos envolvidos no projeto, a professora Lizyana pelas informações, ao professor Geovane Pinheiro, que participou do projeto em 2019, ao coordenador da Engenharia Mecânica, professor Júlio Tozo, pelo apoio, ao senhor José Antônio por ceder o espaço para construção do produto e a Mantenedora da Instituição", declara.
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Toledo
2022 Cascavel
2022 Cascavel