Evento internacional: II Siagros começa nesta terça-feira (30)
Centro FAG é parceiro do evento
Começa nesta terça-feira (30) e segue até 02 de dezembro o II Siagros (Simpósio Internacional de Agronomia e Sustentabilidade), evento online organizado pela aliança formada pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), UNASP (Universidade Adventista de São Paulo), UFVJM (Universidade Federal do Vale de Jequitinhonha e Mucuri) e UnACh (Universidade Advestista do Chile), que conta com o apoio do Centro Universitário FAG.
O simpósio é um encontro pensado para gerar reflexão e cooperação sobre temáticas relevantes para o mundo. Os temas deste ano tentam abordar e responder aos desafios impostos pela crise ambiental do planeta e a necessidade de intercâmbio científico-tecnológico que ajude e inspire a geração de novas técnicas de produção de alimentos, remediação de zonas contaminadas e geração de tecnologias para produção de energias renováveis e limpas. "Tudo isso com o objetivo de respeitar o meio ambiente, alcançar a viabilidade econômica da atividade agrícola e garantir a capacidade produtiva e a qualidade de vida das futuras gerações", afirma a organização.
Um dos cursos ministrados no evento será o da professora da FAG, Ellen Toews Doll Hojo, que vai abordar a "Propagação Assexuada de Frutíferas", que diz respeito sobre os diferentes tipos e meios de multiplicação vegetativa de mudas. "Esse é um processo artificial que possibilita a produção de frutas em menor tempo. Por exemplo, se eu fizer muda de jabuticaba via semente, que é propagação sexuada, vai demorar 10 anos para que ela comece a produzir, já se eu fizer via propagação assexuada, através da alporquia, que é um tipo de propagação assexuada (vegetativa) estou fazendo um clone de uma planta adulta em produção e assim, em três anos, já começa a produzir", explica a docente.
"Para mim é uma honra representar o colegiado de Agronomia da FAG em um evento de grande porte e passar um pouco do meu conhecimento", comemora Ellen. Além dela, o professor Esmael Lopes também estará à frente de uma temática, a de "Alternativas para agricultura sustentável nos sistemas produtivos de grandes culturas". "Fomos convidados para sermos parceiros deste grande evento, sendo uma alegria para todos do colegiado e da Instituição. É sempre importante estarmos ligados a simpósios tão relevantes para o segmento", diz a coordenadora de Agronomia da FAG, Ana Paula Mourão.
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Cascavel
2022 Toledo
2022 Cascavel
2022 Cascavel