Centro Universitário FAG

Professora, egressas e autora convidada lançam livro de Agronomia

Obra aborda a diversificação da agricultura familiar

21/12/2021


As engenheiras agrônomas Isabela Ulsenheimer e Giovana Ritter, a fisioterapeuta Gabriele Caroline Ulsenheimer e a professora de Agronomia do Centro Universitário FAG, Ellen Toews Doll Hojo, acabaram de lançar no mercado o livro "Diversificação da Agricultura Familiar", por meio da Editora Appris. Conforme as autoras, a obra nasce com o intuito de valorizar e agregar a agricultura familiar, que compõe a maior porcentagem das propriedades agrícolas.

O material foi formatado de tal maneira, que apresenta opções de cultivo e formas de manejo para diversificação da propriedade com espécies frutíferas e ornamentais. As plantas destaques são Pitaya; Fisális; Maracujá-Doce; Gladíolo; Copo-de-Leite e Hemerocale. Isabela Ulsenheimer, formada na FAG em 2021, hoje mestranda do Programa de Pós-Graduação Agronomia da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), é uma das organizadoras do livro. 

"Durante a graduação eu trabalhei com algumas dessas culturas, com auxílio da professora Ellen Hojo. Foi então que comecei a perceber que seriam culturas interessantes para pequenos produtores cultivarem, visto a facilidade do manejo e a implantação, não demandando altos investimentos, bem como o retorno financeiro expressivo das culturas", diz. Isabela completa afirmando que foi neste momento que começou a trocar ideias com a Ellen e com a Giovana.

"Dessa forma, nós percebemos que as informações sobre algumas dessas culturas eram escassas. Pensando nos agricultores familiares, Giovana sugeriu que também escrevêssemos sobre algumas plantas ornamentais, que ela trabalhou no seu mestrado e ainda trabalha em seu doutorado. Além de todas as instruções de manejo e comercialização, o livro também apresenta os benefícios à saúde".

A engenheira agrônoma lembra que a presença da saúde no livro foi fruto de uma conversa com Gabriele. "Comentamos a ideia do livro e ela disse que já havia lido sobre os benefícios à saúde das frutíferas. Assim, juntando nossas ideias, iniciamos a escrita da obra. O livro então, tem o objetivo de trazer alternativas de cultivos para a agricultura familiar, tendo uma linguagem fácil para que possa atender públicos diversificados, como os pequenos produtores, estudantes, profissionais ou até mesmo pessoas leigas no assunto", detalha.


Agro e Saúde

Gabriele Ulsenheimer, que iniciou Fisioterapia na FAG e terminou no Mato Grosso, conta com pós-graduação em Terapia Intensiva Adulta, Pediátrica e Neonatal. Ela recorda o convite das demais autoras. "As meninas comentaram comigo sobre o projeto e eu já havia lido sobre os benefícios das três frutíferas em questão. Comentei alguns deles com elas e assim recebi o convite".

A fisioterapeuta sempre achou interessante os benefícios que os alimentos podem trazer para a saúde. "A pitaia, por exemplo, possui substâncias que exercem funções cardioprotetora, anti-inflamatória, antimicrobiana, broncodilatadora e até mesmo, anticancerígena", explica.

"Já a fisális, possui quantidade alta de ácido ascórbico, inclusive mais que a laranja. Assim ela atua no sistema imunológico e ajuda na prevenção da rejeição de órgãos transplantados, entre outros inúmeros benefícios como a prevenção de doenças neurodegenerativas", afirma. "O maracujá conta com funções calmantes já conhecidas popularmente, entretanto, ele ainda pode atuar como protetor das células e ser utilizado no tratamento de reumatismo, inflamações cutâneas, controle da hipertensão e alívio de dores musculares", fecha.


"Sempre fomos incentivadas na FAG"

A Giovana Ritter, graduada na FAG em 2016, atualmente no doutorado do Programa de Pós-Graduação da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), recorda a vivência em sala de aula. "A professora Ellen sempre nos incentivou com as pesquisas e nós duas, Isabela e eu, desenvolvemos alguns trabalhos de horticultura. Depois de formada continuei no mestrado e no doutorado trabalhando com fruticultura e floricultura, e no início de 2020 a Isabela teve a iniciativa e a ideia de escrever o livro e me convidou, junto com as demais autoras, para fazer parte do projeto".

Conforme ela, as quatro passaram um longo período da pandemia estudando e pesquisando quais seriam as melhores espécies, observando quais se adaptam não só na região Oeste do Paraná, mas no Brasil todo, e quais possuem aceitação por parte do consumidor, ressaltando a importância e o benefício nutricional dos frutos.

"Nosso Brasil é agrícola e por mais que as grandes culturas se destaquem, as espécies hortícolas também são um ótimo meio como fonte de renda. Escolhemos essas espécies frutíferas e ornamentais, devido ao baixo investimento inicial e não ter demanda por grandes áreas para o cultivo, assim elas se encaixam muito bem para o pequeno agricultor", descreve. 

Giovana ainda coloca que ao final de cada capítulo, também foram anexadas sugestões de formas de comercialização dos frutos, polpas, das flores em forma de hastes ou mudas, ou seja, o valor que pode ser agregado além da colheita.


Professora orgulhosa

A professora Ellen Toews Doll Hojo não esconde a alegria de ver a conquista das ex-alunas e de também fazer parte de um projeto tão relevante para o segmento agronômico. "Esse livro é um meio de compartilhar conhecimento, principalmente porque há pouquíssima literatura disponível das culturas tratadas na obra. A publicação é de grande importância dentro da área e vai ajudar muitas famílias, isso tudo através de uma revisão de literatura muito bem feita por minhas pupilas, e eu contribui, corrigindo e dando sugestões, fazendo meu papel de orientação".


Adquira o livro

Isabela Ulsenheimer recorda que coincidindo com a escrita da obra, a Editora Appris enviou um e-mail. "A equipe da empresa viu alguns artigos meus publicados. Assim, a Appris me convidou a publicar alguma obra, caso eu tivesse", diz. 

Por hora o livro está disponível, para venda por R$ 42 mais frete, apenas no site da editora, em virtude de ser publicado há poucos dias. "O material ficará disponível em diversas livrarias renomadas e de modo online, no formato de e-book, em plataformas como o Google Play e Apple Books. A editora ainda inclui livrarias internacionais, de países como Alemanha e Espanha", conta.

1652905778.JPG
Clínicas FAG sediam minicursos das Semanas Acadêmicas de Fisioterapia e de Estética
18
Maio
2022 Cascavel
1652900659.jpg
Tour Virtual FAG 360º
18
Maio
2022 Cascavel
1652823395.jpeg
Acadêmicos de Agronomia conhecem estúdio do programa AgroFAG
17
Maio
2022 Cascavel
1652815228.JPG
Faculdade Dom Bosco: começa Semana Acadêmica de Estética 2022
17
Maio
2022 Cascavel
1652812195.JPG
Thiago Stefanello abre Semana Acadêmica de Fisioterapia 2022
17
Maio
2022 Cascavel
1652736880.jpg
Acadêmicos de Arquitetura apresentam projeto para novo laboratório da FAG
16
Maio
2022 Cascavel
1652736040.JPG
Biblioteca FAG recebe 430 novos livros
16
Maio
2022 Cascavel
1652735873.JPG
Jometropar integrou palestras e workshops com profissionais renomados do trauma ortopédico
16
Maio
2022 Cascavel
1652732729.jpg
COOPEX divulga cronograma de apresentação do Simpósio de Sustentabilidade
16
Maio
2022 Cascavel
1652729376.jpg
Cesar Luchesa conclui doutorado em Ciências da Reabilitação
16
Maio
2022 Cascavel
1652724173.jpg
Arquitetura realiza visita técnica no Grupo Catve e no Teatro Municipal
16
Maio
2022 Cascavel
WhatsApp Image 2022-05-13 at 18.27.48.jpeg
Professor de Fisioterapia recebe prêmio internacional
13
Maio
2022 Cascavel

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

OK