Professor de Medicina, Rodrigo Nicácio, deixa a direção técnica médica do Consamu

Consórcio passou a ser liderado pela médica egressa do Centro FAG, Karina Ebrahim

23/12/2021

Há 8 anos o médico Rodrigo Nicácio mudou-se para Cascavel, com a missão de formatar o Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná, o Consamu, operador do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na região que compreende 43 cidades. Nesta semana, doutor Nicácio se despediu do posto de diretor técnico médico do Consamu, do colegiado do curso de Medicina do Centro Universitário FAG e do quadro médico do Hospital São Lucas, para retornar a Maceió, capital de Alagoas. No Consamu também atuou como médico plantonista e no Serviço de Transporte Aeromédico.

No Hospital São Lucas atuou no sobreaviso de Cardiologia e como preceptor do internato e do programa de residência em Clínica Médica. No curso de Medicina lecionou as disciplinas de Cardiologia e Medicina de Urgência. A FAG foi sua primeira experiência como docente no ensino superior. "Dos alunos e residentes sentirei muita falta do convívio semanal nas aulas, enfermaria e ambulatório SUS. A sala de aula é um ambiente que sempre me senti bem, provavelmente por influência dos meus pais, professores por toda a vida", conta.

Aos seus alunos e colegas, Rodrigo deixa um grande legado de conhecimento. "Entre os alunos fiz médicos e amigos para toda a vida. Sempre desejo que Deus os proteja e guie nos atendimentos e decisões, sempre pautados nas melhores práticas e evidências disponíveis. Estudem! Nunca deixem de estudar".

Nova direção

E para assumir a direção técnica médica do Consamu, doutor Rodrigo indicou Karina Ebrahim, que é egressa de Medicina do Centro Universitário FAG, do ano de 2016, e do programa de residência em Cirurgia Geral do Hospital São Lucas. "Karina Ebrahim foi minha aluna da Turma IV, a primeira que me homenageou como professor e nome de turma. A conheço bem, uma líder nata de excelente comunicação e tecnicamente muito bem formada cirurgiã e instrutora de cursos de emergência. Não tenho dúvida de sua competência, seriedade e desejo de acertar. O Samu regional do oeste do Paraná será liderado por uma grande médica, uma grande profissional! Saio tranquilo com a escolha dela e a decisão do consórcio", ressalta Rodrigo.

A médica passa também a assumir a disciplina Medicina de Urgência e o curso de Medicina da FAG. "É um grande desafio. O doutor Rodrigo confiou a mim a indicação desse cargo tão importante para atuar em um serviço que eu amo. A admiração por ele sempre foi imensa. É um profissional sem defeitos. Tenho muito orgulho de ter sido sua discípula. Agradeço a confiança também de toda a direção, que está me acolhendo nesse processo de adaptação. Teremos um longo caminho a percorrer".

Doutora Karina também é pós-graduada em Pesquisa Clínica pela Universidade de Harvard - PPCR (2019). Atualmente é instrutora do ACLS (Advanced Cardiac Life Support), coordenadora Médica do NEP (Núcleo de Educação Permanente) do Consamu, médica reguladora e intervencionista do Samu Oeste e plantonista do Pronto Socorro e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital São Lucas.

1652905778.JPG
Clínicas FAG sediam minicursos das Semanas Acadêmicas de Fisioterapia e de Estética
Tour Virtual FAG 360º
Acadêmicos de Agronomia conhecem estúdio do programa AgroFAG
1652815228.JPG
Faculdade Dom Bosco: começa Semana Acadêmica de Estética 2022
1652812195.JPG
Thiago Stefanello abre Semana Acadêmica de Fisioterapia 2022
Acadêmicos de Arquitetura apresentam projeto para novo laboratório da FAG
1652736040.JPG
Biblioteca FAG recebe 430 novos livros
1652735873.JPG
Jometropar integrou palestras e workshops com profissionais renomados do trauma ortopédico
COOPEX divulga cronograma de apresentação do Simpósio de Sustentabilidade
Cesar Luchesa conclui doutorado em Ciências da Reabilitação
Arquitetura realiza visita técnica no Grupo Catve e no Teatro Municipal
WhatsApp Image 2022-05-13 at 18.27.48.jpeg
Professor de Fisioterapia recebe prêmio internacional
2022 Cascavel

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.