Do Paraná a Rondônia: egresso da FAG acompanha caminhoneiro por 6,5 mil km

Frontino, que se formou em Fotografia em 2021, vivenciou e registrou a rotina do transporte brasileiro entre agosto e setembro do ano passado, acompanhando ida e volta do Norte do país

27/01/2022

Existem momentos em que é possível unir paixões e, a partir disso, construir um trabalho de excelência. Frontino dos Reis Júnior, de 19 anos, é apaixonado por caminhões, por toda a rotina do transporte e ainda por fotografia, aérea que se formou em 2021 no Centro Universitário FAG. Unindo os gostos, o jovem resolveu embarcar em uma longa jornada, partindo de Cascavel-PR com destino a Candeias do Jamari-RO, nas proximidades de Porto Velho, capital do estado rondoniense. A cidade do interior de Rondônia fica a quase 2,8 mil km do oeste do Paraná.

Acompanhando o caminhoneiro Lucilmar dos Reis, seu irmão, que trabalha há 20 anos com transporte rodoviário, o fotógrafo rodou por 6,5 mil km no total, contando ida, volta e ainda uma passagem por Marília-SP. A carga do Paraná para Rondônia foi de peças de silos e depois foi realizado um carregamento de madeira com destino ao interior de São Paulo. Frontino tem na família dois irmãos e o pai que também trabalha com caminhão.

O intuito da aventura foi a realização do projeto de portfólio do então acadêmico, o item faz parte do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), sendo essencial para a finalização do curso. "Eu pensei que seria impossível realizar essa viagem, mas conversando com meu orientador, o professor Ralph Willians, tudo começou a se tornar mais palpável. Eu peguei os equipamentos e embarquei na ideia", lembra. O nome escolhido para o projeto foi "A vida e a rotina desconhecida de um caminhoneiro".

"É todo um processo, que conta com dedicação e esforço de milhares de profissionais"

O fotógrafo quis mostrar, através dos registros, todo o dia a dia das estradas, que muitas vezes a população em geral desconhece. "As pessoas veem roupas, alimentos, combustíveis e nem imaginam o trabalho que dá para que os itens cheguem com segurança e qualidade nas suas casas. É todo um processo, que conta com dedicação e esforço de milhares de profissionais", comenta. "Minha intenção foi justamente mostrar tudo isso".

Sendo o primeiro projeto fotojornalístico de Frontino, ele afirma que levou uma experiência inigualável, muito além das suas expectativas. "Pude conhecer vários lugares novos, ainda aprendi muita coisa sobre os caminhões e as rodovias. Junto com o profissional, também aprendi como ocorre a parte de carregamento, notas, cálculos e gastos. Pude conhecer novas pessoas e fazer uma troca de conhecimentos bacana com trabalhadores do ramo entre uma parada e outra nos postos de combustíveis".

17 dias de viagem

Todo o trajeto, entre ida, volta e passagem pelo estado de São Paulo, levou 17 dias para ser concluído, começando no fim de agosto e terminando no começo de setembro. As principais cidades que o egresso passou foram: Dourados-MS; Campo Grande-MS; São Gabriel do Oeste-MS; Cuiabá-MT; Várzea Grande-MT; Cáceres-MT; Candeias do Jamari-RO; Porto Velho-RO; e Marília-SP. "A parte prática do trabalho foi bem complicada, precisei enfrentar muitos perrengues junto do profissional, mas ao mesmo tempo bem descontraído".

A vivência e os registros do Frontino chamaram a atenção do Blog do Caminhoneiro, portal que trabalha com o tema, tendo sua história e fotos publicadas no site. "Já tinha a ideia de fazer a divulgação desse trabalho, só não sabia onde e nem como, aí no fim de ano fui apresentado ao blog. Eu entrei em contato e mostrei meu projeto, eles acharam sensacional e acabaram publicando, podendo assim levar a informação da realidade desses profissionais a todos os leitores da página", conta.

Fotografia FAG: "Foi minha melhor escolha"

Frontino relembra o período de curso e elogia o trabalho dos professores. "Foi uma ótima escolha, aprendi técnicas e conteúdos que nem sabia que existiam na fotografia, desde câmeras, estúdio, estilos, tudo mesmo. O curso superou todas as minhas expectativas".

Leia também a reportagem do Blog do Caminhoneiro clicando aqui.

1652905778.JPG
Clínicas FAG sediam minicursos das Semanas Acadêmicas de Fisioterapia e de Estética
Tour Virtual FAG 360º
Acadêmicos de Agronomia conhecem estúdio do programa AgroFAG
1652815228.JPG
Faculdade Dom Bosco: começa Semana Acadêmica de Estética 2022
1652812195.JPG
Thiago Stefanello abre Semana Acadêmica de Fisioterapia 2022
Acadêmicos de Arquitetura apresentam projeto para novo laboratório da FAG
1652736040.JPG
Biblioteca FAG recebe 430 novos livros
1652735873.JPG
Jometropar integrou palestras e workshops com profissionais renomados do trauma ortopédico
COOPEX divulga cronograma de apresentação do Simpósio de Sustentabilidade
Cesar Luchesa conclui doutorado em Ciências da Reabilitação
Arquitetura realiza visita técnica no Grupo Catve e no Teatro Municipal
WhatsApp Image 2022-05-13 at 18.27.48.jpeg
Professor de Fisioterapia recebe prêmio internacional
2022 Cascavel

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.