Professora de Agronomia se torna doutora em Engenharia Agrícola

Bianca Carraro seguiu a linha de pesquisa em tecnologias de produção vegetal e pós-colheita

17/08/2022

A professora do curso de Agronomia do Centro Universitário FAG, Bianca Carraro, acaba de se tornar doutora. A profissional defendeu a tese na última terça-feira (16). Com a pesquisa intitulada "Hormônios Naturais da Levedura Rhodotorula Glutinis sobre o Potencial Fisiológico e a Conservação de Sementes de Soja", a docente cursou o doutorado na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), por meio do programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola.

"Os resultados da minha pesquisa mostraram que o exsudado da levedura promoveu a germinação e o crescimento de plântulas de soja com potencial para o desenvolvimento de produto biológico aplicável na agricultura", explica. A  área de concentração foi em "Sistemas Biológicos e Agroindustriais" e a linha de pesquisa em "Tecnologias de Produção Vegetal e Pós-colheita".

Bianca iniciou os estudos em março de 2018. "Fui recebida pela professora Dra. Silvia Renata Machado Coelho, que ouviu minha proposta e a partir daí comecei um lindo caminho de conhecimento e crescimento pessoal e profissional", diz. A paixão pelos estudos começou desde cedo. "Sempre gostei de estudar e entender a natureza. Desde criança recebi muito estímulo dos meus pais em buscar conhecimento e viver novas experiências", conta.

A professora, logo após concluir a graduação em Ciências Biológicas foi para o Mestrado em Agronomia. "Encontrei um mundo de possibilidades e aplicações da ciência básica no Agro, que fez eu me apaixonar pela área", relembra a docente que ministra as disciplinas de Botânica Sistemática e Biotecnologia Vegetal na Agronomia. "Iniciei minha carreira na FAG em 2004 e desde então venho aprendendo a ensinar com os acadêmicos que sempre nos trazem novas oportunidades. Doze anos após o término do mestrado senti a necessidade de me lançar em um novo desafio em busca de mais conhecimento".

"A grande missão do professor Doutor é incentivar os alunos a seguir a carreira acadêmica", diz Bianca

A professora Bianca comenta que desde o início do doutorado vem desenvolvendo oportunidades para os acadêmicos participarem da pesquisa por meio dos TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso). "Os alunos foram fundamentais no caminho percorrido até a conclusão da pesquisa. Em consequência ao processo que vivi, minhas atividades acadêmicas em sala de aula também foram transformadas. Acredito que a grande missão do professor Doutor seja incentivar e auxiliar os acadêmicos a continuar sua formação além da graduação".

A docente lembra das dificuldades e superações. "Hoje doutora me sinto realizada e orgulhosa de mim mesma por ter superado um câncer e o luto pela perda do meu pai durante a jornada. O doutorado é muito mais que a entrega e defesa de uma tese, é uma entrega de vida".

A coordenadora do curso de Agronomia, professora Ana Paula Mourão, parabeniza a nova doutora. "É sempre orgulho para todo o colegiado quando um professor decide seguir a caminhada acadêmica. Os estudantes de Agronomia são privilegiados por terem um corpo docente tão bem qualificado, com inúmeros mestres e doutores. Parabéns a professora Bianca pela conclusão do doutorado! Desejo muito sucesso".

FAG Toledo: Coordenadora de Direito é julgadora do Tribunal de Ética da OAB
Curso de Engenharia de Software recebe novo coordenador na FAG Toledo
Professor Valdinei Arboleya assume cursos de Licenciatura da FAG Toledo
Direito FAG Toledo: Acadêmico do 9º período é aprovado na OAB