Professora de Agronomia se torna doutora em Engenharia Agrícola

Bianca Carraro seguiu a linha de pesquisa em tecnologias de produção vegetal e pós-colheita

17/08/2022

A professora do curso de Agronomia do Centro Universitário FAG, Bianca Carraro, acaba de se tornar doutora. A profissional defendeu a tese na última terça-feira (16). Com a pesquisa intitulada "Hormônios Naturais da Levedura Rhodotorula Glutinis sobre o Potencial Fisiológico e a Conservação de Sementes de Soja", a docente cursou o doutorado na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), por meio do programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola.

"Os resultados da minha pesquisa mostraram que o exsudado da levedura promoveu a germinação e o crescimento de plântulas de soja com potencial para o desenvolvimento de produto biológico aplicável na agricultura", explica. A  área de concentração foi em "Sistemas Biológicos e Agroindustriais" e a linha de pesquisa em "Tecnologias de Produção Vegetal e Pós-colheita".

Bianca iniciou os estudos em março de 2018. "Fui recebida pela professora Dra. Silvia Renata Machado Coelho, que ouviu minha proposta e a partir daí comecei um lindo caminho de conhecimento e crescimento pessoal e profissional", diz. A paixão pelos estudos começou desde cedo. "Sempre gostei de estudar e entender a natureza. Desde criança recebi muito estímulo dos meus pais em buscar conhecimento e viver novas experiências", conta.

A professora, logo após concluir a graduação em Ciências Biológicas foi para o Mestrado em Agronomia. "Encontrei um mundo de possibilidades e aplicações da ciência básica no Agro, que fez eu me apaixonar pela área", relembra a docente que ministra as disciplinas de Botânica Sistemática e Biotecnologia Vegetal na Agronomia. "Iniciei minha carreira na FAG em 2004 e desde então venho aprendendo a ensinar com os acadêmicos que sempre nos trazem novas oportunidades. Doze anos após o término do mestrado senti a necessidade de me lançar em um novo desafio em busca de mais conhecimento".

"A grande missão do professor Doutor é incentivar os alunos a seguir a carreira acadêmica", diz Bianca

A professora Bianca comenta que desde o início do doutorado vem desenvolvendo oportunidades para os acadêmicos participarem da pesquisa por meio dos TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso). "Os alunos foram fundamentais no caminho percorrido até a conclusão da pesquisa. Em consequência ao processo que vivi, minhas atividades acadêmicas em sala de aula também foram transformadas. Acredito que a grande missão do professor Doutor seja incentivar e auxiliar os acadêmicos a continuar sua formação além da graduação".

A docente lembra das dificuldades e superações. "Hoje doutora me sinto realizada e orgulhosa de mim mesma por ter superado um câncer e o luto pela perda do meu pai durante a jornada. O doutorado é muito mais que a entrega e defesa de uma tese, é uma entrega de vida".

A coordenadora do curso de Agronomia, professora Ana Paula Mourão, parabeniza a nova doutora. "É sempre orgulho para todo o colegiado quando um professor decide seguir a caminhada acadêmica. Os estudantes de Agronomia são privilegiados por terem um corpo docente tão bem qualificado, com inúmeros mestres e doutores. Parabéns a professora Bianca pela conclusão do doutorado! Desejo muito sucesso".

Congresso de Formação Docente promove integração entre graduações
1675452554.JPG
Docentes prestigiam Fórum Vivências Memoráveis no Ensino Superior
2023 Cascavel