Eduardo Cambi, professor de Direito, é nomeado desembargador do TJPR
Posse será em 22 de agosto; Cambi atua como promotor de Justiça do MPPR
O docente do colegiado de Direito e promotor de justiça, Eduardo Augusto Salomão Cambi, foi nomeado desembargador do TJPR (Tribunal de Justiça do Paraná). A posse será realizada em 22 de agosto. De acordo com a Constituição Federal (Art 94,) um quinto das vagas de desembargadores dos Tribunais dos Estados devem ser ocupadas por membros do Ministério Público e advogados de notório saber jurídico e não por juízes de carreira, com objetivo de garantir pluralidade ao tribunal. Os critérios para a vaga são: ter mais de dez anos de carreira e serem indicados em lista sêxtupla por seus respectivos órgãos de representação. Em seguida, o Tribunal de Justiça forma uma lista tríplice a partir das indicações, que é enviada ao Poder Executivo para a escolha e a nomeação do titular.
"Deixar o ministério público para ir ao Tribunal de Justiça, pelo quinto constitucional, é uma oportunidade para levar ao tribunal a experiência que eu adquiri como promotor de justiça no julgamento de causas importantes para a sociedade. O tribunal é composto por juízes de carreiras, membros do Ministério Público e por advogados e isso enriquece os diálogos sobre aplicação e interpretação da lei, me sinto feliz por poder aliar meus conhecimentos teóricos e a minha experiência para a construção da jurisprudência", reflete Cambi.
Cambi ingressou no Ministério Público do Paraná em 2004 e passou pelas comarcas de Toledo, Marechal Cândido Rondon, Piraquara, Pinhais, São José dos Pinhais, Umuarama, Prudentópolis, Dois Vizinhos e Castro. Em Curitiba, atuou na Assessoria de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça e na Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos.
Entre 2013 e 2016 atuou como membro auxiliar do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), e de 2013 a 2015 como assessor especial do Ministério da Justiça e Segurança Pública nas discussões relacionadas à reforma do Judiciário. Desde 2015 à frente da direção-geral da Escola Superior do Ministério Público do Paraná, Cambi assumiu, em 2021, a presidência do Cdemp (Colégio de Diretores das Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil).
Com informações da Assessoria/Ministério Público do Paraná
Foto: Lorrayne Cruz
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Toledo
2023 Toledo
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel