Parceria de sucesso: egresso de Engenharia Civil representa multinacional na Concrete Show 2022
Alexandre Cima iniciou a parceria com a empresa em 2018, quando a companhia validou seu artigo de TCC que comparou a construção com EPS com o método tradicional
Uma parceria iniciada há quatro anos entre Alexandre Cima, egresso do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário FAG, e a multinacional ARXX, líder mundial no desenvolvimento de produtos de alta performance que colaboram para a redução dos impactos da construção civil no meio ambiente, se solidificou. O que lá atrás foi uma validação de artigo, hoje se tornou uma aliança. Cima foi um dos representantes da empresa na Concrete Show 2022, em São Paulo, que se destaca como uma das mais importantes feiras de construção civil da América Latina.
O engenheiro e empresário conheceu a canadense ARXX durante a entrada da empresa no mercado brasileiro, que ocorreu em 2016. A multinacional usou a Concrete Show da época para ingressar no país. A partir daí Cima teve acesso a tecnologia de construção com EPS (Poliestireno Expandido - Isopor). Uma obra desta forma possui estrutura de paredes da seguinte forma: EPS, concreto, EPS, de modo a trazer economia, conforto termoacústico e alta performance.
O tema se tornou o protagonista do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). O profissional comparou dois cenários de uma mesma edificação. Sendo o primeiro: paredes de concreto armado com espessura de 12 cm, aberturas em vidro temperado 6 mm sem técnicas de sombreamento artificial. Já o segundo: paredes com isolamento duplo em EPS e aberturas com vidro laminado de alto desempenho térmico e energético, junto de técnicas de sombreamento artificial. O resultado foi a redução de 60% do consumo de energia.
Cima transformou o TCC em artigo e encaminhou a ARXX, que em 2018 validou o trabalho e iniciou uma parceria que segue até hoje. "Conheci a empresa na Concrete Show, apenas como visitante, e agora poder ser um dos representantes na mesma exposição, é sem dúvidas gratificante. Isso mostrou como um TCC, desenvolvido dentro da FAG, teve grande potencial, abrindo uma oportunidade única", comemora o egresso da Instituição.
No evento, Cima esteve ao lado da CEO da ARXX Brasil, Angelita dos Santos; da diretora de marketing, Monique Marcelli; do CEO do Grupo Bauen, Andrew Switzer; e do gerente nacional de vendas, Patrício Gilles. Relembre o início da parceria do profissional com a multinacional clicando aqui.
Após a Concrete Show, o engenheiro seguiu para os Estados Unidos, onde está passando pelo Vale do Silício, Las Vegas, Los Angeles e San Francisco. "Estou na América do Norte em busca de outras tecnologias de construção sustentáveis, especialmente relacionadas a automação residencial e eficiência energética", diz. No país, o empresário já conta com projetos em Orlando e San Francisco.
A busca continuará em 2023, quando Cima viajará para Inglaterra, Portugal, Irlanda do Norte, Holanda e China. "Hoje existem formas de se levantar um arranha-céu completo em poucas semanas com estruturas pré-fabricadas, como é o caso da China, e eu quero conhecer tudo isso de perto. Essas viagens são fundamentais para complementar minhas pesquisas de mercado, que visam inovação".
A coordenadora de Engenharia Civil, professora Débora Felten, está orgulhosa pelo desempenho do egresso. "É muito gratificante ver onde os nossos ex-alunos podem chegar. O Alexandre sempre foi dedicado, aproveitando todas as oportunidades. Hoje colhe os frutos do seu empenho e da sua paixão pela engenharia. Fico muito feliz em ver nossos egressos em posições de destaque no segmento", afirma.
R$ 2 milhões de economia
O engenheiro já está indo para a décima obra usando EPS e o concreto ARXX. A maior delas é a construção do Edifício M. Maccari com oito pavimentos, que comportam 24 apartamentos. Sendo erguida em Ampére, cidade com 19.3 mil habitantes no sudoeste do Paraná, a edificação soma, aproximadamente, R$ 2 milhões em economia graças à tecnologia.
"Esta obra é um marco. Desde o início a linha do meu escritório sempre foi trabalhar com materiais de alto desempenho e que contemplem maior conforto termoacústico, visual e olfativo, aproveitando ao máximo os recursos, visando as atividades que serão realizadas nos empreendimentos", explica.
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Toledo
2023 Toledo
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel