Fonoaudiologia e Jornalismo encerram 2º edição da Oficina da Voz e Expressão
Último encontro foi na terça-feira (18)
Na última terça-feira (18), os cursos de Fonoaudiologia e Jornalismo do Centro Universitário FAG encerraram a 2ª edição da Oficina de Voz e Expressão FAG. O projeto foi realizado pelas acadêmicas de Fono com coordenação da professora da disciplina de Voz e Práticas Fonoaudiológicas, Vandriele Herber.
O objetivo da oficina foi de conscientizar, informar e orientar os futuros jornalistas sobre os cuidados com a voz para a prática profissional. O projeto também foi uma oportunidade para as estudantes de Fonoaudiologia colocarem em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação e de contribuir com a saúde vocal dos colegas de Instituição.
"Todos estamos sujeitos a desenvolver uma alteração vocal, mas que para os profissionais da voz como os jornalistas, essa probabilidade aumenta em decorrência da utilização da voz como um instrumento de trabalho. Este projeto é uma ação de ordem preventiva e que também nos ajuda a disseminar o trabalho da Fonoaudiologia", explica a professora Vandriele.
Durante os três encontros da oficina os alunos participaram de orientações teóricas com dicas para aprimorar a performance frente às apresentações, atividades práticas e descontraídas sobre a postura corporal, ritmo da fala, articulação, impostação da voz, entonação e inflexão vocal, aquecimento e desaquecimento da voz. A semana também foi marcada por palestra ministrada no dia 17/10 pela professora Vandriele ao 2º ano de Jornalismo da professora Talita Ferraz, com temas voltados à saúde e aperfeiçoamento vocal.
A coordenadora do curso de Fonoaudiologia, professora Aline Tomiasi, reforça que "nossa voz diz muito sobre a nossa personalidade, e impacta em nossos relacionamentos pessoais, inclusive para o sucesso profissional. É importante sempre relembrar os procedimentos para o cuidado da voz e entender que um mínimo sinal de rouquidão pode significar inúmeras alterações vocais diferentes e que não podemos deixar que essas alterações prejudiquem a qualidade de vida ou desempenho profissional", diz.
O coordenador do curso de Jornalismo, professor Ralph Willians de Camargo, agradece a parceria. "Esse é um projeto muito importante, que integra dois segmentos que caminham juntos. O profissional de comunicação precisa estar atento a voz, por ser um dos instrumentos de trabalho de diversas carreiras dentro do Jornalismo. É muito perceptível a evolução dos acadêmicos após o projeto, estamos contentes com os resultados", comemora.
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Toledo
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel