Leonard Farah inspira participantes do ECCI com reflexões sobre resiliência
Capitão do Corpo de Bombeiros de MG, Farah realizou operações nos desastres de Mariana, Brumadinho e em Moçambique
Liderança em Cenários Extremos foi o tema da palestra de Leonard Farah, capitão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que liderou as operações de busca e resgate, nos rompimentos das barragens em Mariana e Brumadinho, e integrou missão de ajuda humanitária da ONU (Organização das Nações Unidas) em Moçambique, após a passagem de um ciclone. O momento foi promovido durante a terceira noite do XX ECCI (Encontro Científico Cultural Interinstitucional) do Centro FAG.
Farah usa a experiência, tanto do treinamento militar quanto das operações, para levar conhecimento sobre resiliência em diversas áreas da vida. "Dentro do meio militar existem alguns conceitos, por exemplo: o trauma coletivo gera união e a dor gera compreensão. Se você for observar, toda vez que tem uma guerra, uma pandemia, ou outro evento que seja um inimigo em comum da população, as pessoas se unem. Quando falo da dor - que só a dor pode gerar compreensão - a maioria de nós, seres humanos, tende a tomar decisões de caminhos que nos livrem da dor, embora não seja a melhor decisão".
O profissional conta que no curso de formação, os bombeiros são colocados em situações de traumas coletivos. "São criadas inúmeras dificuldades. É necessário aprender a conviver com a dor, pois quando outras pessoas dependem dele para sobreviver, ele não pode fugir. O que trazemos para o mundo corporativo e para o ensino é que a privação da dor não constrói pessoas resilientes", compara.
Leonard também é escritor, entre suas obras estão "Além da Lama", que relata a operação em Mariana, e "Líder, um especialista no impossível", que conta suas histórias, técnicas e estudos, com a contribuição de líderes de diferentes áreas.
A pró-reitora de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Aline Gurgacz Ferreira, avalia como imprescindível a fala de Farah para os dias atuais. "Estamos impactados pelas histórias do capitão, que nos ajudam a fortalecer o lado emocional e a conquistar o equilíbrio essencial para seguir em frente, em busca dos nossos objetivos. Essa edição do ECCI está especialmente voltada à saúde mental e à qualidade de vida, para nos tornarmos mais resilientes e felizes", analisa.
Videocast com Leo Farah
Antes da palestra, Farah participou de um bate-papo no Complexo Multimeios, em um videocast mediado pelo diretor de inovação do Centro FAG, Mark Reginatto, e participação do superintendente da Uniprime, Douglas Daltoé; do capitão do Corpo de Bombeiros de Cascavel, Murilo Sinque; do egresso de Medicina Veterinária e integrante do GRAD (Grupo de Resgate de Animais em Desastres), Arthur Gava; e da acadêmica de Direito, Thaynara Keila. O programa está disponível no link.
Uniprime
A parceira oficial do Centro FAG no XX ECCI, a Uniprime realizou sorteio entre os participantes. Os prêmios foram: 1 kit vinho, 1 caixa de som JBL, 1 fone de ouvido bluetooth e 1 relógio smart.
Fotos: Assessoria de Imprensa Centro FAG/ Núcleo Comfag
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel