IV Comuopar recebe médicos do Brasil e de Portugal
Profissionais compartilharam suas experiências com acadêmicos de Medicina
Grandes profissionais da Medicina contribuíram com o seu conhecimento e experiência, para enriquecer o aprendizado de acadêmicos de Medicina do Centro FAG, durante o IV Comuopar (Congresso Internacional Médico Universitário do Oeste do Paraná), que é organizado pelo Camera (Centro Acadêmico de Medicina Rui Almeida), com apoio do Centro Universitário FAG e Hospital São Lucas.
O evento iniciou na quinta-feira (10) com minicursos. Na sexta-feira (11) a programação contou com apresentação de trabalhos científicos e a abertura oficial do congresso, com a palestra "Parada Cardiorespiratória Traumática", com o cirurgião torácico Maurício Lemos Melina Slemer, que também é médico do serviço aeromédico do Samu regional de Maringá-PR. De acordo com o profissional, o objetivo da sua fala foi mostrar aos alunos de Medicina, que o atendimento da vítima de parada cardíaca, em decorrência de um acidente, necessita de cuidados diferentes de uma parada cardíaca clínica.
"Trago para a população acadêmica o que está na literatura médica para mostrar a eles que é necessário um diferencial na assistência desses doentes mais graves. São situações que precisam ser melhor estudadas, pois hoje temos um índice de Parada Cardiorespiratória Traumática muito alta, dentro das zonas urbanas e rurais. O intuito é que eles absorvam esse conhecimento para se prepararem para o que vão encontrar mais a frente no exercício da profissão", resume o médico.
Palestra Internacional
Por intermédio do coordenador de Medicina, Dr. Rui Almeida, o Comuopar contou com a presença do cirurgião cardiotorácico e ex-presidente da da Sociedade Europeia de Cirurgia Cardiotorácica, Miguel Uva, que atua em Lisboa, Portugal. O palestrante internacional abordou dois temas: "Cirurgia cardíaca e a Medicina baseada na evidência" e "Tratamento da estenose aórtica: cirúrgico ou percutâneo?".
"Estou muito feliz em poder contribuir com os futuros médicos, que serão de grande valia para este grande país que é o Brasil. São problemas importantes que merecem atenção no dia a dia, seja para decisões médicas ou para tratamento das patologias, que são muito frequentes na área cardíaca", explica.
João Vitor Azambuja, presidente do Camera, acrescenta que foram diversas as áreas e temas abordados durante o congresso. "É extremamente importante ouvirmos profissionais renomados do Brasil e de outros países. Sempre há experiências que nos acrescentam e nos abrem a mente para melhorar a nossa formação em áreas distintas da Medicina, além de nos ajudar a identificar nossas aptidões".
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel