Curso de Direito da FAG Toledo realiza júri simulado
A atividade prática é baseado em um caso real
Na última quinta- feira (16), os alunos do oitavo período do curso de Direito realizaram o júri simulado, como parte da disciplina de Prática Simulada de Direito Penal, em que os acadêmicos aprendem a elaborar petições.
A simulação é baseada em um caso real que foi assistido pelo NPJ (Núcleo de Prática Jurídicas) da FAG. O julgamento foi em 2020. A simulação seguiu toda a ritualística de uma sessão do Tribunal do Júri: os alunos do oitavo período se dividiram em três grupos - acusação, defesa e juiz. Participaram também os alunos do 6º período, como jurados, que estão aprendendo sobre a Teoria do Procedimento do Júri.
No decorrer da simulação, o réu foi condenado a uma pena de 12 anos, em regime inicial fechado, com a condenação nos termos do que foi pedido pela Promotoria. No Júri real, o réu pegou uma pena menor, porque uma tese da defesa saiu vencedora e foi aplicada uma diminuição expressiva da pena.
A coordenadora do curso de Direito, Camila Ricci, comenta sobre a importância da realização de um júri simulado."Para os alunos a atividade é marcante, pois ainda que seja uma simulação, eles se colocam nas posições de advogados, promotores, juízes e estimulam as habilidades que se requer de um profissional do Direito, que militam no Tribunal do Júr".
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Toledo
2023 Toledo
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel