Formandas de Farmácia publicam pesquisas científicas na Journal Research, Society and Development

Trabalhos de Conclusão de Curso foram orientados pelo professora Patrícia Lucca

02/12/2022


A dedicação à pesquisa resulta em conquistas para os futuros profissionais de Farmácia e para a ciência. Três trabalhos orientados pela professora e coordenadora do curso, Patrícia Stadler Rosa Lucca, foram publicados na revista científica internacional Journal Research, Society and Development

As formandas de Farmácia, Cassia de Oliveira, Denice Kelm Alves e Fernanda Perelli foram as pesquisadoras que tiveram o privilégio de ver suas pesquisas de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) reconhecidas no meio científico. 

O trabalho intitulado "Prescrições farmacêuticas aviadas por farmácias de manipulação de Cascavel", da acadêmica Cássia de Oliveira, realizou levantamento do número de prescrições farmacêuticas recebidas pelas farmácias de manipulação na cidade. "A finalidade foi verificar a quantidade e as classes mais prescritas, na qual foi realizada a coleta de dados em duas farmácias de manipulação", explica.

O estudo apontou que a maioria das prescrições realizadas estão relacionadas ao profissional farmacêutico que atua na área de estética. Os produtos mais prescritos foram os produtos cosméticos e aqueles voltados para terapias capilares e de emagrecimento. 

"Acredito que, ao longo dos anos, esse número aumente significativamente, pois o farmacêutico pode prescrever e atuar em várias áreas e passar a ser visto como parte da equipe multidisciplinar e peça fundamental na promoção e restauração da saúde. Através da publicação do artigo pode-se observar na contemporaneidade as várias áreas que o farmacêutico pode empreender", complementa Cassia. 

A pesquisa "Distúrbios Capilares Pós COVID-19 na cidade de Iguatu-PR", da acadêmica Fernanda Pirelli, teve como objetivo a identificação do surgimento de queda capilar após a infecção pela COVID-19. "A motivação para desenvolver a pesquisa foi o fato de que as informações que relacionem com clareza a queda de cabelo e a infecção pelo novo coronavírus são vagas, sendo necessário mais estudos para melhor compreender o desenvolvimento dessas patologias capilares". 

A pesquisa demonstrou que 53,75% dos entrevistados desenvolveram algum tipo de distúrbio capilar, apresentando queda de cabelo. Além disso, foi possível observar, de acordo com o estudo, que no caso de eflúvio telógeno, a queda de cabelo surgiu antecipadamente no eflúvio ocasionado pela COVID-19, com relatos de queda até uma semana após a infecção. "Grande parte dos indivíduos que tiveram queda, relataram também afinamento dos fios de cabelo e sensibilidade no couro cabeludo. Conseguir publicar o artigo foi muito gratificante, é o resultado de que todo o esforço valeu a pena!", relata. 

Denice Kelm Alves é a autora do estudo "Uso de vitaminas e minerais no eflúvio telógeno: uma revisão".  O artigo analisa a importância do uso de vitaminas e minerais em pacientes com eflúvio telógeno, ressaltando o favorecimento da melhora do quadro patológico do paciente.

"Em todas as épocas e culturas, a beleza está intrinsecamente ligada à aparência do cabelo. Uma queda de cabelo severa pode causar um episódio depressivo, afetando a qualidade de vida do indivíduo". 

De acordo com a futura farmacêutica, o tratamento deve ser guiado pela história e exame físico do paciente. As deficiências nutricionais podem se desenvolver como resultado de diferenças genéticas, condições médicas ou práticas alimentares. 

"Por se tratar de uma excelente proposta no tratamento da queda de cabelo, bem como de outras doenças crônicas, é relevante que haja a ampliação de estudos, através de ensaios clínicos que viabilizem a utilização de percentuais de amostras representativas, capazes de inferir resultados que denotam o potencial de vitaminas e minerais no tratamento complementar do eflúvio telógeno. Espero poder contribuir na sociedade com o meu artigo e assim incentivar mais pessoas para que busquem sempre estudar e se dedicarem na realização de artigos como esse!", completa a formanda. 

A orientadora comemora a conquista das alunas. "As publicações ressaltam a relevância das pesquisas realizadas no curso de Farmácia do Centro FAG. Fazer um trabalho de excelência que leva ao reconhecimento, incentiva além da formação acadêmica. Os futuros profissionais experimentam a responsabilidade e a emoção dos seus estudos contribuírem com o meio científico", analisa Patrícia Lucca. 



1686187181.jpeg
Curso de Publicidade recebe comunidade em Feira Gastronômica
07
Junho
2023 Toledo
1686173607.JPG
Centro de Convivência Nair Gurgacz realiza Festa Junina
07
Junho
2023 Cascavel
1686170424.jpeg
Psicólogos contam suas experiências aos acadêmicos
07
Junho
2023 Cascavel
1686082846.JPG
Dilvo Grolli abre primeira noite da Semana Acadêmica de Agronomia
06
Junho
2023 Cascavel
1685994262.JPG
Engenharia de Software promove Semana Acadêmica alinhada ao mercado
05
Junho
2023 Cascavel
1685988024.JPG
Jointef integra acadêmicos de Educação Física
05
Junho
2023 Cascavel
1685986682.JPG
27º Dia de Campo de Agronomia destaca pesquisa e integração dos alunos
05
Junho
2023 Cascavel
1685729896.jpg
Arquitetura inicia Semana Acadêmica 2023 com exposição de marcas
02
Junho
2023 Cascavel
1685650983.jpg
Nutrição encerra Semana Acadêmica com excelentes resultados
01
Junho
2023 Cascavel
1685646437.jpg
Certificação Internacional em Tricologia: Patrícia Lucca é a primeira profissional de Cascavel a obter o título
01
Junho
2023 Cascavel
1685638344.jpeg
Curso de História celebra o Dia Internacional dos Museus com atividades práticas sobre preservação do patrimônio histórico
01
Junho
2023 Cascavel
1685558786.jpeg
Colégio FAG participa do Desafio CEEP de Robótica e aluno é premiado
31
Maio
2023 Cascavel