Docente de Nutrição é aprovada em 1º lugar para doutorado na Unioeste
Marianela Diaz Urrutia desenvolverá pesquisas relacionadas à obesidade e anemia
O colegiado de Nutrição comemora a recente aprovação em primeiro lugar da professora e egressa, Marianela Diaz Urrutia, no programa de doutorado de Biociências e Saúde, da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). A área de concentração é Processo Saúde-Doença, na linha de pesquisa Fisiopatologia da Obesidade, na qual a docente irá desenvolver suas pesquisas relacionadas à obesidade e anemia.
O tema a ser estudado para a tese será a participação esplênica e vagal na ferroptose hepática induzida por anemia em roedores com obesidade hipotalâmica. "Em palavras simples, o nosso objetivo é avaliar como o sistema nervoso participa no metabolismo do ferro em obesos e como isso se associa às doenças hepáticas", explica Marianela.
A nutricionista graduada em 2019 pelo Centro FAG, iniciou na docência na mesma instituição em 2021. No ano passado ela concluiu o mestrado em Biociências e Saúde, pela Unioeste. Marianela comenta que a iniciação científica durante a graduação foi essencial para avançar na carreira acadêmica.
"Enquanto acadêmica, fui contemplada com bolsa PIBIC (Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). Graças a isso, consegui fazer o meu TCC na área de experimento com animais e, sem dúvidas, esse fator deu ainda um peso no meu currículo de pesquisadora", frisa.
As novas experiências no meio científico serão agregadas ao conhecimento dos alunos. Marianela comenta que pretende inserir alguns alunos em seu projeto para futuros TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso).
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel