Docente de Engenharia Mecânica publica artigo em revista científica internacional
Pesquisa aborda a metodologia para prescrever a vida em fadiga de componentes metálicos
O professor do curso de Engenharia Mecânica, Bruno dos Santos, teve seu artigo publicado no Journal Applied Mathematical Modelling, renomada revista científica dos Estados Unidos, com Qualis A1.
Intitulada "Quantificação da incerteza do processo estocástico 'tamanho de trinca' para o modelo de Forman via Fast Crack Bounds (FCB)", a pesquisa aborda a metodologia para prescrever a vida em fadiga de componentes metálicos.
O pesquisador exemplifica: "Imagine que você seja um ciclista e, após uma trilha, você observa uma pequena trinca na bicicleta, agora imagine que você deseja saber quanto tempo vai levar até a trinca ficar maior e quebrar completamente o quadro da bicicleta".
Ele explica que com a metodologia FBC, uma calculadora que utiliza informações sobre o material e as forças que estão sendo colocadas nela, é possível estimar quanto tempo levará até o crescimento da trinca e o respectivo colapso, garantindo que esses componentes estejam seguros durante o uso e durem por muito tempo sem quebrar.
"O diferencial da técnica FBC é que ela consegue fazer cálculos de vida em fadiga de forma muito mais rápida que as atuais metodologias do mercado, se tornando uma ferramenta eficiente, de baixo custo e que irá salvar vidas", completa.
Bruno é mestre em Engenharia Mecânica e dos Materiais pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). O artigo publicado faz parte de sua tese para o doutorado do mesmo programa de pós-graduação. O professor comemora a conquista e espera inspirar acadêmicos e egressos a trilharem caminhos para descobertas científicas.
"Acredito que a publicação deste artigo possa ajudar a inspirar futuras pesquisas e colaborações com outros pesquisadores, o que é fundamental para avançar o conhecimento e resolver problemas importantes em nossa sociedade. Por fim, essa pesquisa coloca no mapa a nossa região, nossos professores e principalmente nossa universidade na área de estudo", pontua.
2023 Toledo
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel