Seminário reúne comunidade acadêmica para debater a importância da ciência
Realizado em duas noites, o evento contou com palestras e encontros de grupos de pesquisa por áreas
Nos dias 16 e 17 de maio, a FAG Toledo reuniu a comunidade acadêmica para debater pesquisa científica. Foram duas noites, entre palestras e mesas de discussão, compartilhando conhecimento produzido nas cadeiras universitárias. O evento reuniu quase mil pessoas entre convidados, professores e acadêmicos em atividades alternadas durante toda a programação. A abertura aconteceu no Teatro Municipal de Toledo, com palestra dos pesquisadores Dr. Delci Grapegia Dal Vesco, da Unioeste Cascavel, e o Dr. Roberto Kahlmeyer Mertens, da Unioeste Toledo.
O 1°Simpósio traça uma linha direta para o ENCITEC (Encontro Científico e Tecnológico), momento em que os acadêmicos apresentam os resultados de suas pesquisas. "Dessa forma, também tem a pretensão de tornar os frutos das pesquisas mais palpáveis e que possa trazer aos acadêmicos uma base mais sólida do que já temos, foi um momento também para amadurecer ideias e fazer o planejamento para as atividades", enfatiza coordenadora do Coopex e organizadora do evento, Vanessa Frigotto.
O evento teve como objetivo enriquecer o currículo acadêmico e profissional dos alunos, e de tornar a pesquisa uma cultura na Instituição. Foi um momento de expor as dúvidas, trocar experiências, vivenciar estratégias de aprendizagem, e apreciar opiniões de quem já está consolidado no universo pesquisador.
Linhas de pesquisa
Na segunda noite as atividades foram divididas em seis áreas, contando com 37 palestrantes convidados, líderes de linhas de pesquisa e acadêmicos pesquisadores. Os encontros foram em diversos formatos, como cursos, palestras, mesas redondas, oficinas e exposições de trabalhos sendo desenvolvidos dentro dos grupos.
Participaram da programação a Linha 01: Centro de Estudos em Negócios - Ênfase em Contabilidade, Agronegócio e Administração; Linha 02: Tecnologias emergentes no âmbito agro, educação, engenharia de computação; Linha 03: Cultura e Sociedade; Linha 04: Comunicação, Educação e Interfaces Sociais e Linha 05: Linguagem e fundamentos sociais e Linha 06: Direito, Democracia e Processos. Cada linha de pesquisa definiu um tema pertinente ao seu campo de atuação e reuniu estudantes, professores e pesquisadores de áreas afins.
Para o estudante do 5º período do curso de Direito da FAG Toledo, Andre Maragon o debate da linha de pesquisa da sua área foi o ponto alto do Simpósio. "As mesas e discussões específicas do curso foram muito produtivas, especialmente porque foram pautadas na prática da profissão, o que nos dá base para pensar na relação entre pesquisa e o dia a dia profissional", destacou. O tema abordado pela linha do Direito, Democracia e Processos, foi justamente pensar a "Conexão entre a pesquisa e a formação acadêmica".
Para Vanessa, todo conhecimento compartilhado foi de grande valia e as experiências muito ricas para os acadêmicos e demais convidados. "Os feedbacks que tivemos já nos mostraram o quanto o evento foi esperado pela comunidade acadêmica. Pessoalmente estou feliz com o resultado e isso com certeza terá impacto muito positivo durante o semestre com os encontros dos grupos de pesquisa e também no nosso ENCITEC", finaliza.
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel