FAG Toledo aproxima Ensino Superior das escolas públicas
Cerca de 20 colégios de Toledo e região foram visitadas com o objetivo de abrir o caminho dos alunos para a faculdade
O acesso ao ensino superior tem crescido a passos lentos no Brasil, são 7 milhões de universitários no país, mas isso é apenas 3,5% da população. Ainda assim, todo crescimento merece ser comemorado, já que a graduação pode mudar a perspectiva de futuro dos jovens. Em média, profissionais com diploma superior tem 2x mais estabilidade no emprego e salários até 4 vezes maiores.
Apesar das oportunidades estarem aumentando, o número de jovens que não conclui o ensino médio e não ingressa na educação superior ainda é alto. Pensando em melhorar esse índice na realidade local, a FAG Toledo realiza regularmente visitas em escolas públicas da região. O objetivo da ação é criar uma relação mais próxima entre a educação superior e a educação básica e levar aos estudantes, perspectivas sobre seu futuro profissional a partir da continuidade nos estudos.
Foram visitados ao longo do primeiro semestre e no início do segundo, 19 colégios públicos de Toledo e região. Durante a visita, o diretor da FAG Toledo, professor Ildo Bombardelli, junto de coordenadores e professores dos cursos da instituição, expõe aos estudantes as oportunidades que cursar uma graduação podem gerar. Os professores levam informações sobre os cursos superiores e o mercado de trabalho, a fim de ajudar os jovens formandos a escolher o que desejam cursar. Outros dados que também são apresentados aos estudantes são os programas de incentivo e financiamento como o Crédito Rotativo do Ensino Superior (CRES) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).
Para o Diretor da FAG Toledo, professor Ildo Bombardelli, essa interação com as escolas só fortalece a educação como um todo e é muito gratificante ver o interesse dos alunos em fazer um curso superior. "As escolas nos recebem muito bem e os alunos sempre interagem com a gente, fazem perguntas, demonstram que realmente estão pensando no futuro profissional. Nosso papel é levar informação e mostrar que a educação superior pode e deve ser acessível para todos", complementou.
No total receberam a visita da FAG mais de 1.706 alunos de 49 turmas. As escolas visitadas foram Colégio Humberto de Alencar Castelo Branco, de Santa Helena, Colégio Presidente Roosevet, de Guaíra, Colégio Santa Agostinho, de Palotina. No município de Toledo, o Diretor Ildo e os coordenadores estiveram no Colégio Antônio José Reis, Colégio Attilio Fontana, Colégio Augustinho Donin, Colégio Ayrton Senna da Silva, Colégio Presidente Castelo Branco, Colégio Dario Vellozo, Colégio Francisco Galdino de Lima, Colégio Jardim Europa, Colégio Jardim Gisela, Colégio Jardim Maracanã, Colégio Jardim Porto Alegre, Colégio Arnaldo Ritt, Colégio Luiz Augusto Moraes Rego, Colégio Novo Horizonte, Colégio Sarandi e no Colégio Agrícola.
Oficinas e brindes
Além de apresentar a instituição, os cursos e conversar com os jovens sobre seus futuros profissionais, em algumas ocasiões também foram desenvolvidas oficinas nas escolas. O curso de Pedagogia, por exemplo, realizou 4 oficinas nos colégios de Toledo e região para Formação de Docentes. Também aconteceram oficinas dos cursos de Administração, Direito, Contábeis, Gestão Financeira, Agronegócio, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Letras. Além disso, em todas as escolas ocorreram sorteios de brindes para os alunos que participaram, como forma de agradecer a recepção e ser lembrado com carinho por eles.
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel