Curso de Pedagogia realiza concurso de poções mágicas

A ação integrou 4 disciplinas e teve como grande vencedora a receita Coquetel da Bruxa

23/08/2023

Na última segunda-feira, 21/08, o corredor do 1º andar do bloco 2 da FAG Toledo ficou mais colorido e encantado. A ação foi uma atividade avaliativa integrada entre 4 disciplinas do curso de Pedagogia. Os alunos foram desafiados a participar do "I Concurso Pedagógico Poção especial da Cuca", desenvolvendo receitas lúdicas a partir do estudo das manifestações folclóricas nacionais.

As disciplinas envolvidas no processo foram Língua Portuguesa e suas metodologias; Arte e suas Metodologias; Educação de Jovens e adultos: fundamentos e alfabetização e Pesquisa e Prática na Educação Infantil. A proposta tem como foco o estudo das manifestações folclóricas nacionais presentes na literatura popular brasileira e um maior conhecimento do folclore brasileiro por meio de lendas e personagens. O objetivo da atividade foi desenvolver formas diferentes de explorar essa temática na prática, ampliando as possibilidades pedagógicas dos professores em formação.

A competição contou com 6 receitas desenvolvidas por grupos distintos. Quem passou pelo bloco 2 no intervalo da aula teve a oportunidade de provar as poções "Baba de Bruxa, "Sangue de dragão", "Acalma Cuca", "Doce amargo", "Eterna Primavera: elixir das borboletas dançantes" e, a grande vencedora da noite, "Coquetel da Bruxa". A votação foi feita por meio de um formulário disponibilizado em QR Code, em que o público que visitou as bancas e provou das poções, pode escolher a sua favorita.

Toda a atividade associou o estudo da estrutura composicional e da finalidade do gênero discursivo receita culinária ao folclore nacional, culminando em uma poção original e criativa sem ingredientes alcoólicos. Além de criar a receita com os ingredientes reais, os alunos produziram também uma versão lúdica, baseada na concepção de "poção mágica" dos contos infantis. Entre os ingredientes lúdicos estavam asas de morcego, borboletas, pó de unicórnio entre outros elementos do mundo encantado.

Atividades por disciplina

Para além das poções, a ação contou com uma série de intervenções físicas no local, cada disciplina com uma atividade específica do seu processo de ensino, todas baseadas na literatura folclórica. A disciplina de Arte e suas Metodologias de Ensino, propôs a atividade "A cuca - nossas releituras", uma instalação gráfico plástica tridimensional. A matéria de Língua Portuguesa e suas Metodologias de ensino, foi responsável pelo "I Concurso Pedagógico Poção Especial da Cuca". Já a disciplina de Educação de Jovens e adultos: fundamentos e alfabetização, trabalhou com a atividade "Causos da nossa terra: Estudo de causos do folclore nacional". Enquanto isso, a matéria de Pesquisa e Prática na Educação Infantil, abordou as "Parlendas e cantigas folclóricas na Educação Infantil".

Acadêmicos de Fisioterapia e Estética e Cosmética participam de palestra sobre Ultrassom Microfocado
Startup Weekend: Centro FAG incentiva acadêmicos a participarem da experiência
2024 Cascavel
GOU FAG realiza primeiro encontro do ano