Solange Smolarek, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, completa 50 anos de formação profissional
Além da contribuição para a formação de diversos arquitetos e urbanistas, Solange foi primordial para o planejamento urbano de Cascavel
O ano era 1974 quando Solange Smolarek, recém-graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), mudou-se de Curitiba para Cascavel para atuar na Secretaria de Planejamento do Município.
Solange chegou a Cascavel junto com centenas de outras pessoas em busca de oportunidades e um lugar para conquistar seus sonhos. A cidade estava se desenvolvendo rapidamente, e a profissional, que já havia trabalhado como estagiária na Prefeitura durante as férias de julho do ano anterior, auxiliou a escrever a história do município desde seu primeiro dia aqui.
Conforme mais pessoas chegaram a Cascavel para construir seu futuro, o Poder Público percebeu a necessidade de um planejamento organizado para o município, possibilitando um crescimento organizado para a cidade, e Solange trabalhou ativamente pelo desenvolvimento ordenado de nossa amada cidade por meio do planejamento urbano.
Aliás, como ilustra o livro "Cascavel, um espaço no tempo: a história do Planejamento Urbano de Cascavel", do qual Solange é coautora, a contratação da profissional para a elaboração do Código de Obras, Lei de Zoneamento e Lei de Loteamentos foi a primeira ação de organização do espaço urbano de Cascavel.
Movida pelo amor pela sua profissão e pela vontade de tornar Cascavel uma cidade cada vez melhor, Solange esteve envolvida em diversos projetos que se tornaram parte da identidade cascavelense, como diversos Planos Diretores de Cascavel e o Lago Municipal.
Arquitetura e educação
Solange relata que veio de uma família humilde, e aproveitou a oportunidade de estudar para seguir seu sonho de ser arquiteta e urbanista, sempre com o objetivo de dar o seu melhor.
"Quando vim para Cascavel, tive o privilégio de trabalhar no planejamento urbano de uma cidade que estava crescendo, e graças a isso tive a oportunidade de ir para diversas cidades do Paraná desenvolvendo Planos Diretores. E tudo começou com um projeto de pesquisa promovido, patrocinado e desenvolvido pela FAG, que criou um método de Planejamento Estratégico Municipal tão completo que é recomendado pelo Estado do Paraná", conta.
Conforme se desenvolveu profissionalmente, Solange foi aumentando seu currículo. Além da graduação em Arquitetura e Urbanismo, a arquiteta é licenciada em Didática para Ensino de Segundo Grau pela UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa); especialista em Gestão Urbana pela University of Technology of Compiègne, na França; especialista em Gestão Pública pela FGV (Fundação Getúlio Vargas); especialista em Docência para o Ensino Superior, pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); mestre em Letras pela Unioeste; e doutora em Engenharia de Produção pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
Diante de sua ampla experiência e disposição para transformar o cenário arquitetônico cascavelense, o reitor e fundador do Centro Universitário FAG, Assis Gurgacz, convidou a arquiteta para trabalhar na instituição, onde é coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo há 16 anos.
"A Solange é uma das grandes responsáveis pela nossa cidade se tornar o que é hoje. Além disso, sempre foi minha consultora de arquitetura e planejamento, me auxiliando com tudo o que precisei na área de projetos, especialmente na fundação do nosso Centro Universitário. Para mim, ela é uma das maiores arquitetas do Brasil, me sinto orgulhoso em tê-la à frente do curso", expressa o reitor.
Ao longo dos anos, Solange participou da formação de diversos de arquitetos, sendo muitos deles, hoje, docentes do curso. "Tenho muito orgulho do nosso curso de Arquitetura e Urbanismo, pois vemos nossos egressos se destacando no mercado de trabalho, fazendo a diferença, e não só no Brasil. Tudo isso é parte do trabalho exemplar da Solange, e é uma satisfação enorme ver a qualidade do nosso curso aumentando cada vez mais com ela no comando", declara a pró-reitora administrativa, Jaqueline Gurgacz.
Um trabalho inspirador
Cascavel possui 71 anos, e em 50 destes anos Solange esteve aqui, contribuindo com o município que se tornou seu lar. Além de formar novos profissionais, Solange tornou-se inspiração para seus alunos, colegas de profissão e cidadãos cascavelenses.
"Ser inspiração não é um desejo, mas um retorno do que fazemos", explica a profissional. "Se dar o meu melhor trouxe benefícios para a cidade e para os alunos e me tornou uma inspiração, quer dizer que estou no caminho certo, mas essa caminhada está longe de acabar. Buscar ser melhor é o que me motiva", completa.
A arquiteta demonstra extrema gratidão por ter contribuído com tantas pessoas. "Ter participado do desenvolvimento de Cascavel é parte da minha história e do meu DNA. Tenho muito orgulho desse trabalho e de transmitir, hoje, meus conhecimentos para outros arquitetos e futuros arquitetos."
Solange conta que, para o futuro, não tem nenhum objetivo além do que já vem realizando nas últimas décadas. "A profissão de arquiteto urbanista é generalista e pressupõe que você seja criativo. Não é um sonho novo, uma coisa nova, mas eu continuo querendo ser criativa, querendo ser proativa e fazendo a diferença. Essa é a minha jornada, de preferência até o último suspiro", finaliza.
Celebração dos 50 anos
Para comemorar esta data especial, Solange participa, nesta quarta-feira, às 16h20, do Programa Arte, Arquitetura e Cultura, realizado pelo curso de Arquitetura.
O episódio pode ser assistido pelo Youtube.
Além disso, no dia 11 de novembro, a arquiteta participará do 6º Café & Negócios, evento realizado pela Associação de Engenheiros e Arquitetos Cascavelenses, da qual Solange foi sócia-fundadora, em 1974, e sua primeira presidente.
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel