Solange Smolarek, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, completa 50 anos de formação profissional

Além da contribuição para a formação de diversos arquitetos e urbanistas, Solange foi primordial para o planejamento urbano de Cascavel

08/11/2023


O ano era 1974 quando Solange Smolarek, recém-graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), mudou-se de Curitiba para Cascavel para atuar na Secretaria de Planejamento do Município. 

Solange chegou a Cascavel junto com centenas de outras pessoas em busca de oportunidades e um lugar para conquistar seus sonhos. A cidade estava se desenvolvendo rapidamente, e a profissional, que já havia trabalhado como estagiária na Prefeitura durante as férias de julho do ano anterior, auxiliou a escrever a história do município desde seu primeiro dia aqui. 

Conforme mais pessoas chegaram a Cascavel para construir seu futuro, o Poder Público percebeu a necessidade de um planejamento organizado para o município, possibilitando um crescimento organizado para a cidade, e Solange trabalhou ativamente pelo desenvolvimento ordenado de nossa amada cidade por meio do planejamento urbano. 

Aliás, como ilustra o livro "Cascavel, um espaço no tempo: a história do Planejamento Urbano de Cascavel", do qual Solange é coautora, a contratação da profissional para a elaboração do Código de Obras, Lei de Zoneamento e Lei de Loteamentos foi a primeira ação de organização do espaço urbano de Cascavel. 

Movida pelo amor pela sua profissão e pela vontade de tornar Cascavel uma cidade cada vez melhor, Solange esteve envolvida em diversos projetos que se tornaram parte da identidade cascavelense, como diversos Planos Diretores de Cascavel e o Lago Municipal. 

Arquitetura e educação

Solange relata que veio de uma família humilde, e aproveitou a oportunidade de estudar para seguir seu sonho de ser arquiteta e urbanista, sempre com o objetivo de dar o seu melhor. 

"Quando vim para Cascavel, tive o privilégio de trabalhar no planejamento urbano de uma cidade que estava crescendo, e graças a isso tive a oportunidade de ir para diversas cidades do Paraná desenvolvendo Planos Diretores. E tudo começou com um projeto de pesquisa promovido, patrocinado e desenvolvido pela FAG, que criou um método de Planejamento Estratégico Municipal tão completo que é recomendado pelo Estado do Paraná", conta. 

Conforme se desenvolveu profissionalmente, Solange foi aumentando seu currículo. Além da graduação em Arquitetura e Urbanismo, a arquiteta é licenciada em Didática para Ensino de Segundo Grau pela UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa); especialista em Gestão Urbana pela University of Technology of Compiègne, na França; especialista em Gestão Pública pela FGV (Fundação Getúlio Vargas); especialista em Docência para o Ensino Superior, pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); mestre em Letras pela Unioeste; e doutora em Engenharia de Produção pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). 

Diante de sua ampla experiência e disposição para transformar o cenário arquitetônico cascavelense, o reitor e fundador do Centro Universitário FAG, Assis Gurgacz, convidou a arquiteta para trabalhar na instituição, onde é coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo há 16 anos.  

"A Solange é uma das grandes responsáveis pela nossa cidade se tornar o que é hoje. Além disso, sempre foi minha consultora de arquitetura e planejamento, me auxiliando com tudo o que precisei na área de projetos, especialmente na fundação do nosso Centro Universitário. Para mim, ela é uma das maiores arquitetas do Brasil, me sinto orgulhoso em tê-la à frente do curso", expressa o reitor.

Ao longo dos anos, Solange participou da formação de diversos de arquitetos, sendo muitos deles, hoje, docentes do curso. "Tenho muito orgulho do nosso curso de Arquitetura e Urbanismo, pois vemos nossos egressos se destacando no mercado de trabalho, fazendo a diferença, e não só no Brasil. Tudo isso é parte do trabalho exemplar da Solange, e é uma satisfação enorme ver a qualidade do nosso curso aumentando cada vez mais com ela no comando", declara a pró-reitora administrativa, Jaqueline Gurgacz. 

Um trabalho inspirador

Cascavel possui 71 anos, e em 50 destes anos Solange esteve aqui, contribuindo com o município que se tornou seu lar. Além de formar novos profissionais, Solange tornou-se inspiração para seus alunos, colegas de profissão e cidadãos cascavelenses. 

"Ser inspiração não é um desejo, mas um retorno do que fazemos", explica a profissional. "Se dar o meu melhor trouxe benefícios para a cidade e para os alunos e me tornou uma inspiração, quer dizer que estou no caminho certo, mas essa caminhada está longe de acabar. Buscar ser melhor é o que me motiva", completa. 

A arquiteta demonstra extrema gratidão por ter contribuído com tantas pessoas. "Ter participado do desenvolvimento de Cascavel é parte da minha história e do meu DNA. Tenho muito orgulho desse trabalho e de transmitir, hoje, meus conhecimentos para outros arquitetos e futuros arquitetos."

Solange conta que, para o futuro, não tem nenhum objetivo além do que já vem realizando nas últimas décadas. "A profissão de arquiteto urbanista é generalista e pressupõe que você seja criativo. Não é um sonho novo, uma coisa nova, mas eu continuo querendo ser criativa, querendo ser proativa e fazendo a diferença. Essa é a minha jornada, de preferência até o último suspiro", finaliza. 

Celebração dos 50 anos

Para comemorar esta data especial, Solange participa, nesta quarta-feira, às 16h20, do Programa Arte, Arquitetura e Cultura, realizado pelo curso de Arquitetura. 

O episódio pode ser assistido pelo Youtube

Além disso, no dia 11 de novembro, a arquiteta participará do 6º Café & Negócios, evento realizado pela Associação de Engenheiros e Arquitetos Cascavelenses, da qual Solange foi sócia-fundadora, em 1974, e sua primeira presidente. 



1709337383.jpg
Acadêmicos de Fisioterapia e Estética e Cosmética participam de palestra sobre Ultrassom Microfocado
01
Março
2024 Cascavel
1709321081.jpg
Startup Weekend: Centro FAG incentiva acadêmicos a participarem da experiência
01
Março
2024 Cascavel
1709252977.jpg
GOU FAG realiza primeiro encontro do ano
01
Março
2024 Cascavel
1709249428.jpeg
FAG Toledo: Coordenadora de Direito é julgadora do Tribunal de Ética da OAB
29
Fevereiro
2024 Toledo
1709242788.jpeg
Curso de Engenharia de Software recebe novo coordenador na FAG Toledo
29
Fevereiro
2024 Toledo
1709074231.jpeg
Professor Valdinei Arboleya assume cursos de Licenciatura da FAG Toledo
27
Fevereiro
2024 Toledo
1709069778.jpeg
Direito FAG Toledo: Acadêmico do 9º período é aprovado na OAB
27
Fevereiro
2024 Toledo
1709067629.jpeg
Acadêmicos de Fisioterapia participam de estágio supervisionado na Sports School do Colégio FAG
27
Fevereiro
2024 Cascavel
1709057840.jpeg
Livros de Medicina e Psicopedagogia são doados à Biblioteca da FAG
27
Fevereiro
2024 Cascavel
1708987927.jpeg
ADM, Contábeis e Agronegócio tem nova coordenadora na FAG Toledo
26
Fevereiro
2024 Toledo
1708986953.jpeg
Curso básico de Libras está com inscrições abertas na FAG Toledo
26
Fevereiro
2024 Toledo
1708970445.JPG
Calouras de Arquitetura contemplam estrutura do Centro FAG em dinâmica de recepção
26
Fevereiro
2024 Cascavel