Inovathon Agro: 2ª edição do evento ocorre nesta sexta-feira e sábado

Neste ano, há desafios em duas categorias. As equipes serão avaliadas por três jurados

22/11/2023

A 2ª edição do Inovathon Agro do Centro Universitário FAG ocorre nesta sexta-feira e sábado (24 e 25). Neste ano, 9 equipes competirão em duas categorias: Criação de Produtos Alimentícios Inovadores e Desenvolvimento de Soluções Inovadoras para a Pecuária e a Agricultura do Futuro.

O Inovathon Agro é uma maratona empreendedora organizada pela equipe do Start FAG, em parceria com a Comissão Organizadora do City Farm FAG. O evento tem como objetivo fomentar a cultura da inovação e o espírito empreendedor na comunidade acadêmica, bem como incentivar o aprendizado.

A competição é aberta a todos os estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da FAG que tenham interesse em participar e desenvolver soluções na área do Agronegócio. Os alunos inscritos desenvolveram, durante o mês, as soluções para os temas propostos, e as apresentarão na sexta-feira, no formato de pitchs de 3 minutos.

As apresentações serão avaliadas por três jurados, de acordo com os seguintes critérios: capacidade de resolução do desafio proposto; grau de inovação da solução ou produto; qualidade da proposta ou produto; demonstração do potencial de mercado; e engajamento e participação das equipes durante a maratona de desenvolvimento das soluções.

Confira as equipes e categorias dos participantes dessa edição:

Categoria 1: Criação de Produtos Alimentícios Inovadores

1) Jarret D’Agneau Fumé (Medicina Veterinária)

Proposta: Apresentar um produto cárneo de ovina processada. Desenvolvendo um corte especial que possa valorizar o produto ovino e agregar valor ao mercado.

2) Bioranja (Nutrição)

Proposta: Biomassa de laranja pera, utilizando resíduos com valor nutricional que seriam descartados por empresas de produção de suco de laranja.

3) Agro Pão (Agronomia)

Proposta: Realização de um pão de alho, sem glúten e sem lactose, voltado para um nicho de clientes com essas restrições.

4) Drinkids (Nutrição)

Proposta: Proposta: Desenvolvimento de um produto a base kefir e proteína de ervilha para crianças com intolerância a lactose e alergia à proteína do leite.

5) Time: Agro Farm (Agronomia)

Proposta: Desenvolvimento de um produto alimentício de buva, onde trará benefícios à saúde humana.

Categoria 2: Desenvolvimento de Soluções Inovadoras para a Pecuária e a Agricultura do Futuro

1) Meninos da Pecuária (Engenharia de Software)

Proposta: Medição de quanto leite é armazenado no caminhão de coleta e aplicativo de contagem.

2) Seed Green (Agronomia e Administração)

Proposta: Aplicativo tem como missão ajudar produtores e profissionais das ciências agrárias na hora da escolha das sementes.

3) SSCR (Engenharia de Software)

Proposta: Desenvolvimento de um protótipo que se concentra na detecção de gases e poeira em silos de grãos.

4) Foll Innovation (Medicina Veterinária)

Proposta: Desenvolvimento de soluções e gestão para a logística da cadeia leiteira.

A premiação será realizada no dia 25 de novembro, durante a solenidade de abertura do City Farm, às 08h.

Acadêmicos de Fisioterapia e Estética e Cosmética participam de palestra sobre Ultrassom Microfocado
Startup Weekend: Centro FAG incentiva acadêmicos a participarem da experiência
2024 Cascavel
GOU FAG realiza primeiro encontro do ano