Com 3ª edição bem-sucedida, City Farm FAG leva inovação, tecnologia e sustentabilidade no agronegócio a um novo patamar

Evento contou com palestras, dinâmicas, expositores e muita paixão pelo agronegócio

28/11/2023


O Centro Universitário FAG realizou, nos dias 24 e 25 de novembro, a 3ª edição do City Farm FAG. O evento, que é aberto à comunidade, trata-se de um momento de valorização do agronegócio, e conta com atividades, dinâmicas e expositores. 

Com organização dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, o City Farm contou com a participação de 50 parceiros comerciais, como a Camagril, Pioneer, FMC, Rovensa Next, Coopavel e Basf. 

O evento teve início na sexta-feira (24), com a exposição das empresas participantes para os convidados. Além disso, o reitor, Assis Gurgacz, acompanhou uma comitiva de uma cooperativa dinamarquesa pela Fazenda Escola, apresentando a estrutura do City Farm. À noite, ocorreram as apresentações dos pitches dos participantes do Inovathon e um show de humor com Tio e Sobrinho. Já no sábado (25), houve a abertura oficial do evento e a programação, na Fazenda Escola. 

Cezar Silvério, acadêmico do 8º período do curso de Agronomia,  conta que participar do City Farm foi uma experiência muito enriquecedora. “Essa iniciativa proporciona aos alunos, produtores rurais e convidados a oportunidade de explorar inovações tecnológicas, produtos e conhecimentos, permitindo-lhes implementar práticas mais avançadas em suas respectivas áreas”, diz. 

Para ele, o evento traz muito conhecimento não apenas para a execução de sua profissão, mas para o futuro. “Essa troca de conhecimento certamente contribuirá para o progresso e aprimoramento do agronegócio  brasileiro”. 

A acadêmica de Medicina Veterinária, Laís Arenhart, menciona que está muito satisfeita com a experiência que teve no evento. “O City Farm trouxe uma excelente infraestrutura e diversos expositores de diferentes áreas, o que contribui muito para aprendermos coisas novas”. 

“O Centro FAG está sempre inovando e oportunizando experiências que me permitem ter uma formação de qualidade. Estou muito confiante de que o que aprendi aqui me ajudará a ter sucesso na minha carreira”, conclui. 

Confira as fotos no link

Homenagem a Jacy Scanagatta

A solenidade de abertura foi um momento repleto de emoção. O ex-prefeito e empresário cascavelense, Jacy Scanagatta, que faleceu em abril deste ano, foi homenageado. 

Como forma de agradecer e reconhecer a importância de Jacy para o desenvolvimento de Cascavel e sua parceria com o reitor Assis Gurgacz, foi realizado o descerramento de uma placa de homenagem, sinalizando o novo Centro de Treinamento, Inovação e Tecnologia. Na ocasião, estiveram presentes seus filhos Omar e Nara, sua nora, Márcia, e sua neta Paula.

Jacy e Assis cultivaram uma amizade por muitos anos. Além disso, lideraram a Prefeitura de Cascavel juntos, em 1976. “O Jacy foi um irmão. Essa homenagem vai além da amizade, pois Jacy foi um incentivador do conhecimento acadêmico e científico. Tudo que aprendemos foi com ele, com a forma dele comandar os negócios. Sem dúvidas, foi o melhor prefeito que Cascavel teve, pois tinha habilidade para administrar. No período da sua gestão a cidade deu um grande salto, com obras que são importantes até hoje para a população”, relata o reitor. 

“O Assis começou na política com o Jacy. Ele era da nossa família e sempre esteve do nosso lado. A família Scanagatta merece essa homenagem ao seu patriarca”, conta a fundadora da instituição, Nair Ventorin Gurgacz.

O filho de Jacy, Omar, relembra a amizade de seu pai com Assis Gurgacz. “A amizade deles teve muita lealdade. Coisa de irmão. E nós crescemos acompanhando esse vínculo. É uma honra para a nossa família receber essa homenagem, apesar da saudade, sentimos que o seu legado é importante e respeitado”, diz, emocionado. 

Tecnologia, informação e conhecimento no agronegócio

Após a bela homenagem a Jacy, o público iniciou as visitas aos estandes e as participações nas atividades. Acadêmicos, produtores rurais, profissionais do agronegócio e a comunidade trocaram experiências por meio de mini-palestras, demonstrações e muita conversa. 

A pró-reitora administrativa, Jaqueline Gurgacz Ferreira, relembra que  o Centro FAG se destaca por aproximar os estudantes do mercado de trabalho, da tecnologia e da inovação no contexto do agronegócio. “Essa abordagem proporciona aos alunos oportunidades sólidas de carreira no setor agrícola, permitindo-lhes não apenas conquistar bons postos de trabalho, mas também se destacar em um ambiente cada vez mais inovador e tecnológico no agronegócio”, expressa. 

As mini-palestras ocorreram às 09h, às 11h, às 13h30 e às 15h30. Entretanto, durante todo o dia os expositores estiveram à disposição para explicar sobre as tecnologias que trouxeram para mostrar, tirar dúvidas e estimular a busca pelo conhecimento. 

“O agronegócio é o que impulsiona, não só o Oeste do Paraná, mas o Brasil. Por isso, é muito importante essa interação entre pesquisa, prática e mercado para que nossos acadêmicos tenham uma formação completa, direcionada para as demandas reais da agricultura e da pecuária”, comenta o reitor, Assis Gurgacz. 

A coordenadora do curso de Agronomia, Ana Paula Mourão, explica que o evento é importante para que os acadêmicos de Agronomia tenham noção da amplitude do agronegócio na região e no restante do mundo. “Nada ilustra tão bem o agronegócio como um evento dessa amplitude. Aqui, nossos alunos conseguem compreender que a sua profissão é capaz de transformar o mundo, e cabe a nós torná-lo melhor”. 

Para o agropecuarista Ibrahim Faiad, o evento prova a importância do agronegócio. “A agropecuária no Brasil só chegou onde está com a evolução tecnológica, e isso só vem através do conhecimento, aprimoramento científico e do ensino superior”, declara. 

Hospital Veterinário e Pavilhão da Agroindústria

Essa edição do City Farm também trouxe muitas novidades, dentre elas o Hospital Veterinário e o Pavilhão da Agroindústria. 

O Hospital Veterinário contou com uma programação própria. No início da manhã, os visitantes participaram da dinâmica Vida no Campo, que permitiu um contato com animais da Fazenda Escola. Além disso, houve a bênção dos pets e uma apresentação do Pelotão de Choque do 6º BPM (Batalhão da Polícia Militar). 

Já o Pavilhão da Agroindústria reuniu fornecedores de produtos coloniais, que puderam expor e comercializar seus produtos. O coordenador do curso de Medicina Veterinária, Adriano Cardoso, elucida que o objetivo é valorizar os produtores locais. “Esses produtores são indispensáveis para a economia, por isso é fundamental darmos o devido valor a eles. Por isso, criamos um espaço para eles no nosso City Farm”. 

Trabalhos científicos

Além de conhecer o que os expositores tinham a mostrar, os alunos também puderam levar conhecimento para seus colegas e demais visitantes. Para tanto, das 11h30 às 13h30 acadêmicos de Medicina Veterinária e Agronomia realizaram apresentações de banners científicos. 

Inovathon

No sábado, também foram divulgados os vencedores do 2º Inovathon, a maratona empreendedora patrocinada pelo Sicredi.

Neste ano, 9 equipes competiram em duas categorias: Criação de Produtos Alimentícios Inovadores e Desenvolvimento de Soluções Inovadoras para a Pecuária e a Agricultura do Futuro.

Confira os vencedores: 

Categoria 1 - Criação de Produtos alimentícios Inovadores

1º LUGAR: Bioranja Nutrição (Eduarda Oliveira, Nalanda Santos, Patrícia Ferreira)

2º LUGAR: Agro Pão (Marcos Teixeira, Geison Oliveira, César Silvério)

Categoria 2 - Desenvolvimento de Soluções Inovadoras para a Pecuária e a Agricultura do Futuro

1º LUGAR: SSCR (Murilo Kist, Jean Barros, Luiz Felipe, Herick Vavassori)

2º LUGAR: Foll Innovation (José Santos, Vitor Albuquerque, Bruno Folle)



1709337383.jpg
Acadêmicos de Fisioterapia e Estética e Cosmética participam de palestra sobre Ultrassom Microfocado
01
Março
2024 Cascavel
1709321081.jpg
Startup Weekend: Centro FAG incentiva acadêmicos a participarem da experiência
01
Março
2024 Cascavel
1709252977.jpg
GOU FAG realiza primeiro encontro do ano
01
Março
2024 Cascavel
1709249428.jpeg
FAG Toledo: Coordenadora de Direito é julgadora do Tribunal de Ética da OAB
29
Fevereiro
2024 Toledo
1709242788.jpeg
Curso de Engenharia de Software recebe novo coordenador na FAG Toledo
29
Fevereiro
2024 Toledo
1709074231.jpeg
Professor Valdinei Arboleya assume cursos de Licenciatura da FAG Toledo
27
Fevereiro
2024 Toledo
1709069778.jpeg
Direito FAG Toledo: Acadêmico do 9º período é aprovado na OAB
27
Fevereiro
2024 Toledo
1709067629.jpeg
Acadêmicos de Fisioterapia participam de estágio supervisionado na Sports School do Colégio FAG
27
Fevereiro
2024 Cascavel
1709057840.jpeg
Livros de Medicina e Psicopedagogia são doados à Biblioteca da FAG
27
Fevereiro
2024 Cascavel
1708987927.jpeg
ADM, Contábeis e Agronegócio tem nova coordenadora na FAG Toledo
26
Fevereiro
2024 Toledo
1708986953.jpeg
Curso básico de Libras está com inscrições abertas na FAG Toledo
26
Fevereiro
2024 Toledo
1708970445.JPG
Calouras de Arquitetura contemplam estrutura do Centro FAG em dinâmica de recepção
26
Fevereiro
2024 Cascavel