Missão internacional: docentes do CAUFAG enriquecem bagagem cultural em viagem à Indochina

Solange, Geovani e Maria Paula retornaram ao Brasil com experiências e inspirações para aplicarem em sala de aula

08/02/2024

Para arquitetos e urbanistas, as viagens culturais proporcionam a ampliação de repertório, aprimorando formas de projetar ambientes. Pensando nisso, o CAUFAG tradicionalmente organiza Missões Internacionais, com apoio do NRI (Núcleo de Relações Internacionais) do Centro Universitário FAG. No fim de 2023, a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Solange Smolarek, e os professores Geovani Feltrin e Maria Paula Figueiredo, embarcaram em uma jornada rumo à Indochina, no sudeste asiático.

Com o intuito de enriquecer conhecimentos culturais, sociais, artísticos, arquitetônicos e urbanísticos, os docentes visitaram países como Vietnã, Laos, Camboja, Singapura e Catar e retornaram ao Brasil, no final de janeiro, com inspirações para aplicarem em projetos e também em sala de aula. “Estar mais uma vez na Ásia me mostrou que este continente sabe valorizar seu passado, viver o seu presente e, especialmente, bem planejar e realizar seu futuro”, comenta Solange.

Os encantos do sudeste asiático

A rota da viagem contemplou pontos importantes da Indochina e oportunizou a análise da cultura local e dos projetos arquitetônicos e urbanísticos da região. “Não há dúvidas que, em uma década, sua realidade social e econômica nos mostrará que com empenho, empreendedorismo e, especialmente, investimentos em infraestruturas, é possível a transformação!", enfatiza Solange.

Para o professor Geovani, existe uma perspectiva de progresso e mudanças na região. “Notamos muitos investimentos em obras públicas, turismo, hotelaria, e bastante construções, reformas de estradas e infraestrutura”, explica.

Em sala de aula, ele pretende apresentar a diversidade cultural da Indochina e criar paralelos com a realidade brasileira. “Quero mostrar aos alunos a grandiosidade e os conceitos arquitetônicos que presenciei”, destaca.

Conhecer, aprender e inspirar

Vivenciar diferentes culturas exercita o olhar crítico, bem como possibilita o surgimento de ideias inovadoras. Para Geovani, explorar outras nações agrega em diversas frentes do profissional da Arquitetura e Urbanismo. “Isso nos ensina a projetar, a pensar melhor, a ter um olhar diferente para as pessoas, para o convívio, para projetos de residências, de cidades, de prédios, e não só experiências visuais, mas realmente o entender a essência humana”, relata.

Essa não é a primeira viagem realizada pelo docente, em parceria com a Instituição. Em 2013, enquanto acadêmico, Geovani participou da missão FAG Estados Unidos e explica a importância dessas vivências: “Eu tenho vontade de viajar porque isso engrandece e traz muita bagagem cultural e eu gosto muito de poder utilizar isso. Viagens engrandecem a alma!”.

Através do conhecimento de diferentes realidades, os profissionais ampliaram suas referências e adquiriram aprendizados empíricos. “A viagem foi muito enriquecedora, assim como toda experiência que nos tira do nosso meio. Conhecer a cultura dos países que visitamos foi incrível e surpreendente. Cada viagem tem sua magia, cabe ao viajante ter o olhar sensível aos lugares, cultura e pessoas que encontra”, elucida a docente Maria Paula.

Curso de Psicologia realiza palestras em alusão ao Abril Azul: Mês de Conscientização sobre o Autismo
2024 Cascavel
Negócios Imobiliários promove semana acadêmica e convida comunidade em geral
Primeiro Workshop do Startup Garage abordou metodologia Canvas