Programa de Residência Pedagógica realiza Seminário de Socialização das Atividades
Projeto permite que alunos de licenciatura ministrem aulas nas escolas municipais e estaduais, aprofundando seu vínculo com a docência e vivendo novas experiências
O Programa de Residência Pedagógica realizou, no dia 03 de fevereiro, um Seminário de Socialização das Atividades. O encontro foi realizado com o objetivo de reunir os acadêmicos participantes, os professores orientadores e os professores preceptores para trocar experiências e celebrar a conclusão das residências.
Para este grupo de estudantes, o projeto teve início no ano de 2022, quando a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão do Ministério da Educação, disponibilizou 165 bolsas para o Centro FAG, para os cursos de Educação Física, Letras Português/Inglês e Pedagogia.
O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, proporcionando o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a inserção do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade do seu curso.
“Este seminário foi organizado para a socialização das atividades desenvolvidas durante o Programa de Residência Pedagógica, que é o resultado de um acordo entre a CAPES, o Centro Universitário Assis Gurgacz e as escolas parceiras”, elucida a Coordenadora Institucional do Programa, Patricia Radaelli.
A coordenadora explica que o Programa permite fortalecer a formação teórico-prática dos estudantes dos cursos de licenciaturas a partir das vivências nas escolas e orientações dos professores, tanto do Centro FAG, quanto das Escolas parceiras da Educação Básica.
O pedagogo Allan Montes, que se graduou em dezembro de 2023, participou da Residência desde o início, em 2022. Para ele, o programa foi uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento profissional. “A Residência Pedagógica foi uma experiência muito boa para nossa formação acadêmica, porque nos permitiu conhecer novas áreas da nossa profissão e novos campos dentro do processo de educação nas escolas. Isso expandiu nossos horizontes e nos trouxe oportunidades”, relata.
Durante o seminário, todos os envolvidos na Residência contaram suas experiências e agradeceram a colaboração daqueles que trabalharam em conjunto. “As apresentações e os depoimentos evidenciaram a importância do Programa, o envolvimento de todos e, ainda, como os objetivos foram atingidos durante esses dezoito meses”, destaca Patricia.
A professora preceptora Solange Andradi, da escola parceira Edison Pietrobelli - Caic II, realça que a parceria da escola com o Centro FAG trouxe muitos benefícios para a escola e para os residentes. “Essa parceria deu muito certo, porque os acadêmicos contribuíram muito e foram aceitos pelos nossos alunos e professores, o que nos permitiu desenvolver um trabalho muito bom em conjunto. Esperamos que o Programa continue, porque ele tem o potencial de aprimorar a educação brasileira”, defende.
O professor José Vinicius Torrentes, um dos orientadores do Programa, avalia que a importância da Residência Pedagógica vai muito além de adquirir experiências na docência: está na transformação dos professores, sejam aqueles que ainda não se formaram ou os que já atuam na docência. “Os alunos conseguem levar novas atividades, ideias e conceitos para as salas de aula, e as escolas recebem mão de obra qualificada para desenvolver os alunos em conjunto com os professores preceptores. É uma troca mútua de conhecimento”, diz.
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