Acadêmicos de Educação Física retornam do Verão Maior Paraná com experiências enriquecedoras

Ao todo, 12 estudantes do Centro FAG participaram do projeto no litoral paranaense

21/02/2024

A temporada de verão foi especial para os 12 acadêmicos de Educação Física do Centro Universitário FAG que participaram do Verão Maior Paraná, projeto realizado pelo Governo do Estado voltado aos veranistas e comunidades da região litorânea, com o intuito de garantir saúde, segurança, lazer e entretenimento. Do dia 26 de dezembro de 2023 a 04 de fevereiro de 2024, os estudantes foram encaminhados a diferentes praias paranaenses, onde atuaram em atividades esportivas e de recreação, além de adquirirem experiências enriquecedoras no período de férias acadêmicas.

A Secretaria de Estado do Esporte, anualmente, seleciona estudantes de universidades do Paraná para participarem de capacitações com o objetivo de escolher os melhores avaliados, baseado no desempenho, para integrarem as equipes que atuarão nas principais praias do estado. Nesta edição, 80 alunos do curso de Educação Física foram convocados após a seletiva, sendo 12 acadêmicos do Centro FAG.

Enquanto os visitantes das regiões litorâneas aproveitavam o período de férias, as equipes do Verão Maior Paraná realizaram ações de recreação e esportivas. Leonardo Henrique da Silva, acadêmico do 5º período de Educação Física da FAG, integrou a equipe responsável pela praia de Caiobá, um dos maiores postos de atendimento, onde ficou encarregado de atividades de recreação infantil, danças, animação de palco e ginástica. “Nós também organizamos campeonatos e provas relâmpagos de esportes, bem como a manutenção diária de quadras e redes”, explica.

Para Leonardo, o projeto permitiu um aprendizado prático que aumentou suas vivências pessoais e profissionais. “Esse período possibilitou conhecer áreas que antes eu não imaginava participar, como animação de palco, ginástica e organização de eventos. Com certeza, o projeto trouxe pessoas que levarei para minha vida, além de muitos ensinamentos”, relata.

Verão de muitos aprendizados

A oportunidade de trabalhar na época de verão nas belas praias do litoral paranaense enriqueceu os conhecimentos e experiências de Stella Panini, também acadêmica do 5º período, que foi escalada para a praia de Ipanema. “Fiquei encarregada de monitorar quadras, coordenar torneios esportivos, realizar apresentações de dança no palco, fechar relatórios e organização geral dos materiais utilizados nas quadras. Cada responsabilidade contribui para o aprimoramento de habilidades e proporcionou um entendimento de como funciona o projeto”, comenta.

A estudante participou da capacitação, que foi realizada do dia 27 de novembro ao dia 01 de dezembro de 2023, no município de Pontal do Paraná, e possibilitou um suporte inicial. “A semana de treinamentos foi apenas uma introdução à diversidade de situações que encontraríamos durante o projeto. Cada dia era uma nova jornada, repleta de desafios e oportunidades de aprendizado que exigiam adaptação e criatividade constantes”, conta.

Exercer diferentes funções ao longo dos 42 dias de Verão Maior Paraná possibilitou o contato com uma variedade de tarefas e desafios e permitiu desenvolver habilidades que não havia experienciado anteriormente. Desde os primeiros dias, Stella vivenciou momentos transformadores, ao lado de colegas de diferentes regiões. “Criei amizades, e o que certamente superou minhas expectativas foi não apenas ter novos amigos, mas sim ganhar uma família”, relata.

Oportunidades

Após a temporada de verão, os acadêmicos retornaram com uma bagagem repleta de conhecimentos e vivências práticas da profissão. O professor Vitor Cesar Moreira, coordenador do curso de Educação Física, incentiva seus alunos a participarem do projeto e a cada ano percebe que eles retornam inspirados e com muito conhecimento. “No Verão Maior Paraná, os acadêmicos colocam em prática tudo o que aprendem em sala de aula e muito mais. É nítido que eles voltam mais desinibidos, devido às atividades de recreação que realizam ao longo do projeto. Eles retornam com muito mais motivação para dar sequência ao curso”, declara.

“Posso dizer àqueles que têm a oportunidade de ir: façam! Façam e se surpreendam. O verão é algo mágico e único. Você tem a chance de aprender coisas novas e criar vínculos”, diz Stella.

“Recomendo a participação no projeto para todos os futuros profissionais da Educação Física, que possam ter essas experiências adicionadas ao seu currículo e a sua vida”, comenta Leonardo.

​Fotos: Verão Maior Paraná e Arquivo Pessoal

4º Ciclo de Formação Docente de Medicina foca em estratégias para aprendizado ativo
Vestibular de inverno FAG será em 15 de junho
1713485408.JPG