Izan Lacerda relata experiência frente à construção da ponte paraguaia Heróis do Chaco
“OĨMA: Puente Héroes Del Chaco” foi lançado no Centro FAG
O Centro FAG foi palco, no dia 22 de março, do lançamento da obra literária “OĨMA: Puente Héroes Del Chaco - Ponte Heróis do Chaco”, do engenheiro, professor do colegiado de Engenharia Civil, mestre Izan Gomes de Lacerda.
O livro retrata a experiência de Izan, que é o diretor técnico à frente da construção paraguaia, que cruza o Rio Paraguai, ligando a capital Assunção à região do Chaco, parte ocidental do país. “Com o livro, a ideia foi compartilhar conhecimento, é uma maneira de perpetuar esse aprendizado. Quem ler terá uma ideia bem real do procedimento de execução de uma obra deste porte”, avalia Izan.
Familiares, amigos, colegas, egressos e acadêmicos, muitos deles seus alunos, participaram da solenidade que ocorreu no Anfiteatro da Reitoria, com uma apresentação sobre as etapas e curiosidades da construção, relatadas no livro. Na sequência, realizou uma sessão de autógrafos.
Na ocasião, Izan fez a entrega oficial de um exemplar para a Biblioteca do Centro FAG. “Em nome da Instituição, digo que temos muito orgulho do professor Izan. Todos nós sabemos das suas obras, mas tem uma obra muito importante que ele constrói conosco aqui no Centro FAG, que é a que faz com nossos alunos, tornando-os profissionais, que preenchem vagas importantes no mercado de trabalho, Brasil afora”, destaca o pró-reitor acadêmico, Afonso Cavalheiro Neto.
Geraldo Canci, gerente regional do CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), é egresso do Centro FAG e ex-aluno de Izan. Canci destacou a contribuição do professor para a engenharia da região. “O Izan é um profissional extremamente importante para a Engenharia. Transformar sua experiência em livro foi mais uma das grandes contribuições para a área, ou seja, todos poderão consultar um livro de um grande profissional, que realizou uma obra de arte muito próxima da nossa região”, analisa.
Izan também agradeceu ao Centro FAG pelo apoio logístico para como título. O projeto de editoração gráfica do livro foi realizado pela Agecin (Agência Experimental de Comunicação Integrada) do Centro FAG, com coordenação dos professores Alex Carmo e Julio Zeni; e ficha catalográfica realizada pela bibliotecária, Eliane Loureiro.
Ponte Heróis do Chaco
A obra foi inaugurada no início de março, e já opera com trânsito de 8 mil veículos ao dia, desafogando a Ponte Remanso, que era caminho alternativo à região do Chaco. A ponte, com plano de estaiamento simples, possui 603 metros de extensão, porém o complexo viário possui 8,4 km, incluindo rodovias e viadutos de acesso. Além da importância econômica.
“O propósito é desenvolver a região ocidental que estava sem ligação com a capital, vai levar desenvolvimento urbano, industrial, comercial. Nos próximos 10 anos vai mudar totalmente”, frisa Izan.
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel