4º Ciclo de Formação Docente de Medicina foca em estratégias para aprendizado ativo
Objetivo é aprimorar as práticas pedagógicas e contribuir para a formação de médicos ainda mais qualificados
Nesta semana, o curso de Medicina do Centro Universitário FAG promoveu seu 4º Ciclo de Formação Docente, com o objetivo de aprimorar as práticas pedagógicas dos professores e contribuir para a formação de médicos ainda mais qualificados. O evento foi realizado pela pró-reitoria de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do Centro Universitário FAG, com apoio do NAD (Núcleo de Apoio ao Docente).
As atividades tiveram início na terça-feira (16), com um bate-papo online com a professora Andrea Funchal Lens, que abordou as “Metáforas da Clínica Médica”. Durante a dinâmica, os participantes discutiram e analisaram as metáforas clínicas na visão do médico e dos pacientes, visando qualificar os programas de Internato e Residência Médica.
Já na quarta-feira (17), o administrador e escritor Fausto Camargo ministrou a oficina "Estratégias Pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo" em dois horários, primeiro no Centro FAG e depois no Hospital São Lucas.
A oficina, que contou com a participação de professores de diferentes áreas do conhecimento, abordou a importância da aprendizagem ativa no processo de ensino-aprendizagem. Fausto Camargo, com sua vasta experiência em educação e gestão, compartilhou diversas estratégias que podem ser utilizadas pelos professores para tornar suas aulas mais atrativas e engajadoras para os alunos.
O foco da oficina foi o desenvolvimento de métodos que promovem o protagonismo dos alunos em seu próprio aprendizado. Através de atividades dinâmicas e reflexivas, os professores foram incentivados a explorar novas formas de estimular a participação ativa dos alunos em sala de aula.
“O Ciclo de Formação Docente tem se mostrado uma iniciativa valiosa para o desenvolvimento profissional dos professores e para a qualidade do ensino na nossa Instituição. Ao investir na formação continuada de nossos docentes, garantimos que nossos alunos recebam uma educação de excelência, pautada pelas melhores práticas pedagógicas e pelas mais recentes tendências em educação médica”, elucida a coordenadora do NAD, Lenir Luft Schmitz.
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo