Cursos de Comunicação realizam Semana ComFAG

Semana Acadêmica foi organizada pelos acadêmicos do 7º período, com auxílio da coordenação

29/04/2024

Entre os dias 22 e 25 de abril, os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design Gráfico, Fotografia e Produção Audiovisual do Centro Universitário FAG realizaram a Semana ComFAG. O evento proporcionou aos mais de 230 inscritos uma conferência de abertura, 21 oficinas e os Jogos Aleatórios da Comunicação (JACs). O objetivo da Semana ComFAG é ampliar a rede de contato dos estudantes ao propiciar encontros com profissionais da comunicação.

A conferência sobre “Mercado de Trabalho e Comunicação” marcou o primeiro dia de evento. Participaram do bate-papo o gerente de marketing do Portí Atacadista, Adriano Arrosi; a editora-chefe do portal Catve e apresentadora, Alexandra Oliveira; a diretora de marketing, Natáliza Zuniga; o fotógrafo e videomaker, Bruno Mafra; e o diretor de cena e fotografia da FineArt Filmes, Anderson Baggio. Todos egressos do Centro FAG.

Para Bruno Mafra, eventos como a Semana ComFAG ajudam os futuros profissionais a enfrentarem o mercado de trabalho. Anderson concorda com esse ponto de vista. “Eu acho importante essa troca de experiência, porque a gente consegue mostrar um pouquinho como é o trabalho além da faculdade, e isso é  importante para as pessoas se sentirem um pouco mais preparadas para quando forem para o mercado”, explicou.

Nos dias 23 e 24, cada acadêmico inscrito pôde participar de duas oficinas. As opções abrangeram todos os cursos de Comunicação, como informou o estudante do 4º ano de Jornalismo, Samuel Rocha. “Pensando nas demandas do mercado de trabalho e em oficinas com foco na criatividade e na interação entre os participantes, foram escolhidas temáticas pertinentes com base no conhecimento de profissionais da região Oeste do Paraná”, complementou.

A publicitária, designer de moda e docente do Centro FAG, Tainara Oliveira, ministrou uma das oficinas. Ela acredita que esta é uma ocasião importante para que os acadêmicos entrem em contato com temas que não são abordados em sala de aula. “Nós fizemos aqui um ambiente de debate, um ambiente em que nós tivemos uma troca de informações bem legal”, afirmou após sua aula.

Os acadêmicos do 7º período de Jornalismo organizaram a Semana ComFAG com apoio do coordenador de Jornalismo, Fotografia e Produção Audiovisual, Ralph Willians, e do coordenador de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico, Alex Sandro Araujo Carmo. A Agecin (Agência Experimental de Comunicação Integrada) também contribuiu para essa ação.

Ralph relatou a importância de realizar momentos como esse: “Reforçar nossa identidade dos cursos de comunicação e também reafirmar nossa posição dentro do mercado de comunicação local, porque a FAG é a formadora principal dos profissionais de comunicação que estão aqui”.

Conhecimento e lazer

Para encerrar o evento com uma atividade recreativa, a Atlética Ciclone realizou os JACs, com partidas de vôlei, futsal e videogame. De acordo com a presidente da Atlética, Gabriella Zeferino, a noite de jogos oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer e interagir com colegas, professores e profissionais. “Ajuda os alunos a desenvolverem suas habilidades sociais, como comunicação, trabalho em equipe, negociação e networking, que são fundamentais para o sucesso profissional”, exemplifica.

Além do cunho esportivo, o evento também foi solidário. A Ciclone arrecadou doações de caixas de leite para o Abrigo São Vicente.

Texto: Thauana Marin Gottardi e Manuella Koehler

Fotos:  Luana Strapasson e Bruna Dariva

1719005199.jpg
Vestibular Agendado está no ar