Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo traz inovação e prática para os alunos

Dentre os destaques da semana está a realização do Projeto Charrete 2024

14/06/2024

O curso de Arquitetura e Urbanismo realizou, de 10 a 13 de junho, sua Semana Acadêmica. O evento contou com uma série de atividades práticas e inspiradoras, proporcionando aos acadêmicos uma imersão completa no universo arquitetônico.

No primeiro dia, os estudantes puderam explorar uma variedade de técnicas e ferramentas essenciais para a profissão, por meio de oficinas. As atividades incluíram temas como: Fotografia na Arquitetura; Render: Enscape para interiores e exteriores; Pinturas em aquarela; Técnicas de luz e sombra; Desenho à mão livre e Desenho de observação; Diagramação de pranchas; e Mapeamento por scanner 3D. Essas atividades permitiram que os alunos desenvolvessem habilidades práticas e aumentassem sua compreensão sobre diferentes aspectos da arquitetura e do urbanismo.

Na terça e quinta-feira, os acadêmicos tiveram a oportunidade de participar de talks enriquecedores, mediados pelos docentes, que abordaram temas cruciais para a formação dos futuros arquitetos e urbanistas. No dia 11, o primeiro talk contou com a presença das arquitetas Elisa e Maria Angélica, da Croqui Arquitetura, do arquiteto Wagner Oliveira e do paisagista Ronaldo Carpanesi, que discutiram Projetos de Arquitetura e Interiores. No segundo talk, o Diretor de Inovação do Centro FAG, Mark Reginatto, o arquiteto de imagem Hian Meyer e Gabriel Bispo, representando a Luize Home, falaram sobre Gestão e Marketing.

Já no dia 13, o primeiro talk foi dedicado à Execução e Gerenciamento de Obras, com a participação da arquiteta Regiane de Castro e do engenheiro civil Luiz Dalpizzol. No segundo talk, intitulado Viagens de Estudo: olhares sobre a Arquitetura e o Urbanismo, os professores Solange Smolarek Dias, Maria Paula Fontana e Geovani Feltrin, o agente de viagens Thalles Belini e a arquiteta Francieli Fuhrmann, compartilharam suas experiências e insights sobre como as viagens podem enriquecer a visão profissional e pessoal dos estudantes.

A Semana Acadêmica também incluiu uma visita guiada à mostra de arquitetura e design, realizada nesta sexta-feira (14), sendo uma excelente oportunidade de networking e aprendizado prático para os alunos.

A coordenadora do curso, Solange Smolarek Dias, destacou a importância do evento para a formação dos alunos e agradeceu o empenho de todos os envolvidos. "A Semana Acadêmica é um momento crucial para nossos acadêmicos, pois oferece uma rica combinação de teoria e prática, além de promover a interação e troca de conhecimentos entre os estudantes, professores e profissionais da área. Este evento só foi possível graças ao esforço conjunto de docentes e acadêmicos, que se dedicaram para proporcionar uma experiência única e enriquecedora para todos," afirmou Solange.

Projeto Charrete

Um dos grandes destaques da semana foi o Projeto Charrete, um tradicional desafio das escolas de Arquitetura e Urbanismo, originado no século XIX em Paris.

No último final de semana, grupos de acadêmicos dedicaram-se intensamente a desenvolver uma proposta de habitação unifamiliar modular para refugiados climáticos, passando a noite de sábado para domingo trabalhando nas ideias e nos projetos.

Na quinta-feira (13), foi anunciado o grupo vencedor do Projeto Charrete: o grupo marrom, composto pelo acadêmico José Matheus Maciel, do 5º período. A proposta inovadora e bem elaborada do grupo marrom destacou-se entre as demais, refletindo o compromisso e a criatividade dos alunos envolvidos.

“Eu gostaria de agradecer a todos, especialmente aos corpos docentes de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, curso do qual sou egresso. É a segunda vez que participo do Projeto Charrete, foi uma experiência incrível, e posso afirmar que é extremamente gratificante ter a oportunidade de me desenvolver criando projetos e fazendo o que amo”, comemora José.

Os projetos desenvolvidos podem ser conferidos no link.

Centro FAG firma parceria com Universidade do Minho para mobilidade acadêmica
2024 Cascavel
Intercom: Multiverso é a melhor produção em telejornalismo da região Sul
2024 Cascavel