XXII ECCI evidencia a importância da pesquisa e do conhecimento científico
Evento contou com palestras, concursos culturais e apresentação de trabalhos
O Centro Universitário FAG, com apresentação da Sisprime Cooperativa de Crédito, promoveu, de 21 a 25 de outubro, XXII ECCI (Encontro Científico Cultural Interinstitucional). O evento contou com palestras e momentos de integração entre acadêmicos e especialistas de renome, promovendo um ambiente de troca de conhecimentos.
A semana teve início com a palestra da professora Cíntia Chagas, que abordou o tema “Oratória da Elegância”. Reconhecida pelo seu estilo irreverente e habilidades em comunicação, Cíntia trouxe aos participantes dicas para aprimorar a expressão verbal, enfatizando como evitar gafes e utilizar a comunicação de forma assertiva e elegante.
O segundo dia do evento contou com a palestra de Fernando Gomes de Oliveira, líder futurista em conectividade e Inteligência Artificial. À frente da Intellinet Conectividade Inteligente, Fernando compartilhou sua visão sobre as tecnologias emergentes e o impacto da inovação digital na sociedade, abordando tópicos como 5G, IoT, Indústrias 4.0 e 5.0, e Cidades Inteligentes. Com vasta experiência internacional, ele falou sobre a importância da digitalização e da inovação para o desenvolvimento de soluções práticas e sustentáveis.
O palestrante participou, também, de um videocast ao vivo, abordando a “Inteligência artificial: Aprendendo com o passado, inovando com o presente, projetando o futuro”. A mesa, composta pelo palestrante e pelos professores Sergio Mota, Murilo Honório e Helder Carozzi, debateu a relevância e o papel da IA, bem como o papel do Centro FAG como pioneiro na graduação em IA no Paraná.
"Parabenizo a iniciativa do Centro FAG em ser pioneiro nesse curso que é cada vez mais necessário. O mercado está extremamente acalorado nessa área, precisando de profissionais especializados. Estamos no começo de uma onda que não tem volta e será acelerada”, pontua Fernando.
Além do Concurso de Oratória e do Show de Talentos, os acadêmicos tiveram a oportunidade de se destacar em outra área: a produção científica. Entre os dias 24 e 25, foram apresentados em torno de 500 artigos e resumos expandidos, banners físicos e banners digitais de todos os cursos, que passaram por bancas avaliadoras.
Para Eduardo Madureira, coordenador do NAI, é essencial que os alunos vivenciem o processo completo da pesquisa, desde a elaboração até a apresentação. “Participar de eventos como o ECCI coloca os estudantes em contato direto com especialistas e outros pesquisadores, proporcionando um olhar crítico e novas perspectivas sobre seus próprios trabalhos. É uma experiência que amplia o conhecimento e fortalece o papel dos acadêmicos como futuros profissionais e inovadores”, explica.
A pró-reitora de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Aline Gurgacz Ferreira, avalia positivamente o evento. “O sucesso do ECCI é um reflexo do comprometimento de toda a nossa comunidade acadêmica em busca de uma formação de excelência. Proporcionar momentos de troca de saberes e vivências entre estudantes, docentes e palestrantes de destaque eleva a experiência de aprendizado, preparando nossos alunos para os desafios reais e estimulando uma cultura científica que valoriza a pesquisa e a inovação”, conclui
Reportagem: Assessoria de Imprensa, com apoio de Aline Chimello Marobin, acadêmica do 8º período de Jornalismo.
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel