Turma de Publicidade conhece vivências sociais de deficientes visuais
Convidados falaram das próprias experiências de estudos e comunicação na sociedade
Os acadêmicos do 6º período do curso de Publicidade e Propaganda da FAG Toledo tiveram uma aula com convidados especiais durante a disciplina de "Linguagens", ministrada pela professora Kelliana Braghini. A docente convidou os representantes da Associação dos Deficientes Visuais de Toledo Lucildo Teodoro e Márcio da Silva França para uma atividade com os alunos. "Fizemos o convite para que eles falassem de suas vivências sociais enquanto deficientes visuais. Para os nossos acadêmicos também foi um momento importante de estimular a promoção de uma comunicação cada vez mais consciente e acessível", explica a docente.
Os convidados são formados Serviço Social e lideram as lutas pelos direitos e acessibilidade dos deficientes visuais. Na palestra, eles falaram sobre suas experiências e desafios diários, responderam perguntas e finalizaram a noite ensinando os alunos a escrever o próprio nome em braile.
Lucildo é cego desde os 19 anos e Márcio possui baixa visão. Cada um utiliza diferentes recursos para acessar conteúdos acadêmicos e materiais de comunicação. Entre os recursos mostrados aos acadêmicos de Comunicação está o Soroban, ou "calculadora para cegos". Os convidados também trouxeram livros em braile e um instrumento completo, uma espécie de máquina de escrever, que executa a escrita em braile.
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel