2ª Feira de Ciências do Colégio FAG estimula o protagonismo científico nos alunos
Evento se destaca como espaço de aprendizado prático e interdisciplinar
O Colégio FAG realizou, na última sexta-feira (08), a 2º edição da Feira de Ciências, evento que estimula o protagonismo científico dos alunos do 6º ao 9º ano. Neste ano, os alunos elaboraram 77 projetos de pesquisa, que foram expostos no Ginásio de Esportes do Centro FAG.
Os trabalhos expostos foram avaliados por jurados, como a professora Cláudia Cruz, do curso de Ciências Biológicas do Centro FAG. “Os alunos mostraram muito empenho no desenvolvimento de seus projetos e também nas apresentações. É muito importante que a escola incentive a criatividade, o trabalho em equipe e a pesquisa científica, pois isso resulta em projetos relevantes para a ciência”, declara.
Durante o evento, colegas, professores, familiares e amigos dos pequenos cientistas tiveram a oportunidade de apreciar os projetos dos participantes, que abordaram temas como biologia, mecânica, robótica, química, física, entre outros.
A organizadora do evento e professora de ciências, Adriana Fontana, pontua que a Feira de Ciências busca estimular a pesquisa, o pensamento crítico e a criatividade. “Nossos alunos passaram meses desenvolvendo seus projetos. Nesse processo, precisaram estudar e se aprofundar em cada tema, o que contribuiu muito para despertar o interesse e a paixão pela pesquisa. Pudemos observar que os alunos estavam apresentando cada trabalho com admiração e seriedade”, explica.
A aluna Helena Menezes, do 7º ano, trouxe um projeto sobre os artrópodes, e relata que aguardou ansiosamente pela Feira de Ciências. "Foi uma experiência incrível participar da Feira de Ciências! Tive a chance de aprender muito e compartilhar meu projeto com os colegas. Estou muito feliz em ver como todos se dedicaram e como nossos trabalhos foram valorizados”, conta.
Enzo Fernandes, aluno do 9º ano, desenvolveu, com seu grupo, um projeto sobre o funcionamento básico de um motor rotativo. “Estudamos muito ao longo desse semestre para conseguirmos desenvolver um projeto científico de qualidade, e ficamos muito satisfeitos com os resultados. Além disso, conseguimos aprender sobre muitos temas com os nossos colegas e alunos de outras turmas”, conclui.
Os projetos premiados foram:
6º ano: Ciclo da Água
7º ano: Sistema de rega inteligente
8º ano: Pasta de Elefante
9º ano: Motor rotativo
2025 Cascavel
2025 Toledo
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