Professor do Colégio FAG conclui doutorado em Letras
João Carlos Rossi celebra título que coroa sua carreira na docência
O professor do Colégio FAG, João Carlos Rossi, agora é doutor em Letras pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Ele defendeu, na sexta-feira (13), sua tese intitulada “Os multiletramentos e a produção e reescrita textual nos anos iniciais: reflexões colaborativas em formação continuada”.
O doutor explica que a pesquisa foi desenvolvida a partir de uma formação continuada crítico-colaborativa, com 34 docentes de uma escola pública municipal de Cascavel, enfatizando o ensino da escrita e reescrita nos anos iniciais, subsidiado pelas TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação).
“Os resultados mostram que uma formação continuada voltada às reais necessidades docentes oferece uma oportunidade de troca e interação entre os sujeitos participantes, potencializando e fortalecendo a práxis docente”, comenta Rossi.
O docente, que leciona as disciplinas de Literatura e Produção Textual, conta que a pesquisa sempre fez parte de sua vida, desde a formação inicial. “Poder refletir cientificamente sobre o ensino e aprendizagem me possibilita olhar com mais clareza os desafios da sala de aula e buscar soluções para intervir nos problemas identificados, principalmente no ensino da escrita e reescrita e no uso das tecnologias na sala de aula”, completa.
As pesquisas não param por aqui. Ciente da importância da formação continuada, Rossi continua desbravando o infinito campo da ciência. “O doutorado é a realização de um sonho; sempre busquei aprofundar meus conhecimentos na área de ensino de língua portuguesa. Já tenho pensamentos futuros para continuar pesquisando”, conclui.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel