Centro Universitário FAG

Ricardo Amorim abre 14º ECCI com visão otimista sobre a economia brasileira

O economista apontou caminhos para o que ele acredita ser a saída do momento difícil

25/10/2016


A 14ª edição do ECCI, Encontro Científico Cultural Interinstitucional, teve na abertura a presença do economista Ricardo Amorim. Ele, que é o único brasileiro na lista dos melhores palestrantes do mundo e o economista mais influente do Brasil, trouxe ao público de quase mil pessoas reunido no Anfiteatro da Reitoria do Centro Universitário FAG uma visão geral sobre o que fez o Brasil entrar na situação econômica em que está, porém, apontou caminhos para o que ele acredita ser a saída do momento difícil.

A desenvoltura do palestrante ficou evidente logo no início da fala. Antes da apresentação dele, a final do Concurso de Oratória aconteceu. Amorim pegou a folha que continha os temas tratados pelos oradores e, na hora, de improviso, montou um texto de otimismo aos participantes.

O otimismo se estendeu também à visão econômica. Explicando o "economês" de forma simples, ele trouxe uma série de gráficos, para demonstrar o que fez com que o Brasil chegasse ao ponto em que está, com desemprego, falta de crédito, entre outras questões. "O fator que trouxe o Brasil para este momento foi a falta de confiança, primeiro na Presidente Dilma e, por consequência, no que o país era capaz de oferecer. Isso virou um efeito cascata. Se o dono da empresa não confia que vai vender, ele reduz equipe, demite pessoas. Quem está desempregado consome menos, quem mantém o emprego tem medo de perdê-lo e prefere gastar menos. A bola de neve apenas cresce", pontuou. Ele relata que em partes a crise foi provocada pelos problemas morais e políticos que o Brasil também enfrenta.

Ele cita pontos que prejudicaram a economia como o gasto com contas públicas, aceleração da inflação e contas externas. O economista lembra que resta o controle dos gastos do Governo para superar a crise e aponta a PEC 241 e a reforma da Previdência como alternativas para que isso ocorra. "Há uma campanha de desinformação em relação a essas mudanças, porém elas são necessárias. A PEC vai limitar os gastos públicos, portanto, vai cessar o crescimento da dívida pública e 'arrumar a casa' se for feita de maneira correta. Em relação à Previdência, a mudança na expectativa de vida e também a nova configuração das famílias com menos filhos exigem que a Reforma seja feita. O sistema não vai suportar como está", comentou.

Segundo ele, apesar dessa situação, toda crise serve para trazer oportunidades. Motivou que os acadêmicos e futuros profissionais inovem, pensem em coisas novas e aproveitem o timing.  Amorim fez previsões otimistas e avalia que o próximo ano será de recuperação do país. "Eu estou convencido que o Brasil vai sair da crise muito antes do que as pessoas imaginam e também vai sair desse momento difícil com muito mais força do que as pessoas imaginam. O que precisa acontecer para que, de fato, a economia se recupere é as pessoas aproveitarem as oportunidades", incentivou.

A palestra foi aproveitada até o último minuto, com questionamentos ao palestrante. Quem assistiu, aprovou. "A palestra me trouxe um grande esclarecimento sobre o momento atual do país. Foi incrível ouvir de quem tem propriedade e conhecimento no assunto mais falado e vivenciado nos últimos tempos: a crise. Ricardo Amorim trouxe a clareza que estava faltando e, com certeza, fez brilhar novamente nos meus olhos a esperança", elogiou a acadêmica do 2º período de Psicologia, Helen Antunes.

O sucesso do primeiro dia demonstrou o cuidado que a comissão organizadora da Coopex, Coordenação de Pesquisa e Extensão, que realiza o evento teve com o Encontro. "Estamos trabalhando desde o ano passado para que este evento seja aproveitado ao máximo pelos nossos alunos e os visitantes", falou a Coordenadora da Coopex, Aline Gurgacz Ferreira Meneghel.

PROGRAMAÇÃO ECCI

O evento continua. hoje (25), começam as apresentações dos artigos e dos resumos expandidos, no bloco 4. Os inscritos têm a possibilidade de escolher entre uma série de palestras, que vão acontecer no campus:


TERÇA (25)

- 19h Palestra: Direitos Humanos. Palestrante: Adriane Fauth

Local: Auditório Bloco 4

- 21h Palestra: Os Processos da Construção de Identidade Profissional Docente Palestrante: Ricardo Krupininski

Local: Auditório Bloco 4

- 19h Palestra: Agroecologia. Palestrante: Daniel Mol

Local: Auditório Bloco 2

- 21h Palestra: Engenharia Sustentável. Palestrante: Thais Regina Fornaza

Local: Auditório Bloco 2

- 18h30 Palestra: Protocolos Clínicos em Doenças Crônicas. Palestrante: Maria Manuela Teixeira

Local: Auditório Bloco 1

- 14h10 às 22h20 Apresentações Orais: Artigos e Resumos Expandidos Salas de Aula

Local: Bloco 4


QUARTA (26)

Na quarta-feira (26), será a vez dos banners serem apresentados, das 19h às 22h, no Bloco 3. No mesmo dia, outras várias palestras estarão acontecendo em diferentes pontos do Centro FAG:

- 19h Palestra: Qualidade de Vida. Palestrante: Vidal Work

Local: Auditório Bloco 2

- 21h Palestra: Drogas: Uso, Abuso e Prevenção. Palestrante: Adroaldo Bittencourt

Local: Auditório Bloco 2

- 19h Palestra: Estratégia e Inovação. Palestrante: Juliana Vilella

Local: Auditório Bloco 4

- 19h Palestra Internacional: Discursos Pós-Coloniais na América Latina. Palestrante: Patrícia Cuevas Estivil


Local: Auditório Bloco 1

- 21h Palestra: Inquietação, Incomodação, Reflexão e Motivação = Resultados. Palestrante: Jonas Karmirczak

Local: Auditório Bloco 1

QUINTA (27)

Na quinta-feira (27), acontece o encerramento do evento. Às 19h, na Reitoria, será realizada a premiação dos melhores artigos do evento. Na sequência, o Filósofo Mário Sérgio Cortella ministrará a palestra: "A Emergência de Múltiplos Paradigmas: Novos Tempos, Novas Atitudes".



1576188826.jpeg
Administração da FAG Toledo leva nota 4 em avaliação do MEC
12
Dezembro
2019 Toledo
1576184634.jpeg
Inclusão, comunicação e valorização da cultura são marcas do curso de Letras Português e Libras da FAG Toledo
12
Dezembro
2019 Toledo
1576182447.jpeg
Docente da FAG Toledo participa de Simpósio de Justiça Restaurativa no Canadá
12
Dezembro
2019 Toledo
STORIES.jpg
Centro FAG obtém IGC 4 de acordo com avaliação do MEC
12
Dezembro
2019 Cascavel
1576172382.jpg
Vestibular Agendado: Administração oferece práticas reais para formação profissional
12
Dezembro
2019 Cascavel
1576170388.jpg
Areac destaca nível elevado de trabalhos de conclusão de curso dos formandos de Agronomia
12
Dezembro
2019 Cascavel
1576099231.jpeg
Acadêmicos desenvolvem novas metodologias de ensino em escola
11
Dezembro
2019 Cascavel
1576096521.jpg
FAG Toledo recebe nota 4 no índice Geral do MEC
11
Dezembro
2019 Toledo
1576091005.jpg
Sistemas de Informação: Alunos desenvolvem softwares para resolução de demandas do Centro FAG
11
Dezembro
2019 Cascavel
1576087414.jpeg
Coral HarmoniFAG encanta com apresentação natalina na Paróquia da Neva
11
Dezembro
2019 Cascavel
1576084507.jpg
Formanda de Fotografia fica entre os vencedores da maior competição em fotografia familiar do Brasil
11
Dezembro
2019 Cascavel
1576027792.JPG
Formandos de Medicina recordam momentos na aula da saudade
11
Dezembro
2019 Cascavel