Cascavel - 14 de Novembro de 2018 - 00:45
Acadêmicos de Engenharia Mecânica animam Campus com corrida de carrinho de rolimã

O sábado à tarde foi divertido no campus da FAG. Acadêmicos de Engenharia Mecânica participaram de uma corrida de carrinho de rolimã, no asfalto que dá acesso ao estacionamento do Bloco 4. Eles receberam um desafio: em equipes, tiveram que criar o instrumento utilizado nas brincadeiras antigas e que exige habilidades específicas. Sob a supervisão da professora, Rosemar Dal Ponte, eles fizeram um projeto e desenvolveram o carrinho, que foi apresentado a uma banca avaliadora, para na sequência participar da corrida.

As exigências eram: peso máximo 35 quilos, até 1500 milímetros de comprimento e 800 milímetros de largura, além de o rolamento ser convencional. A proposta foi iniciada com a professora Rosemar, na disciplina de Metrologia, em 2017. Na oportunidade, apenas uma turma construiu os carrinhos e eles foram doados à APAE e ao Recanto da Criança de Cascavel. Agora, a iniciativa foi estendida para todo o curso. "A intenção foi fazer com que os alunos coloquem em prática aquilo que ele aprende em sala de aula", expressa a professora.

O piloto da equipe precisava estar bem protegido para a descida. Um colega o empurrava até o ponto delimitado pela organização. Aí, era só tentar passar primeiro pela linha de chegada. Quem conquistou o primeiro lugar foi o grupo do Micael Queiroz. "Ficamos vários dias praticando. Já tínhamos ganhado uma competição há alguns dias. Valeu a pena o esforço", conta. "Foi um momento interessante de integração do curso e também de mostrar o conhecimento adquirido pelos alunos. Vamos tornar o evento uma tradição", encerra o Coordenador do curso, Geovane Pinheiro.