Ciências Humanas, Biológicas e da Saúde

ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM OBESIDADE E CIRURGIA BARIÁTRICA - 2025

Campus

Cascavel

Início das Aulas

Agosto/2025

Objetivo

Capacitar profissionais da saúde para atuar de forma integrada e interdisciplinar no manejo da obesidade, com ênfase no tratamento clínico e cirúrgico, promovendo uma abordagem humanizada, baseada em evidências científicas e voltada para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Objetivos Específicos: - Compreender os aspectos fisiopatológicos e metabólicos da obesidade, seus impactos na saúde e as principais comorbidades associadas. - Aprofundar o conhecimento sobre estratégias de prevenção e tratamento da obesidade, incluindo abordagens nutricionais, farmacológicas, psicológicas e comportamentais. - Capacitar os profissionais para atuar na avaliação, indicação e acompanhamento da cirurgia bariátrica, compreendendo os critérios, técnicas cirúrgicas e os cuidados pré e pós-operatórios. - Desenvolver competências para o trabalho em equipe multiprofissional, promovendo uma assistência integrada e eficiente ao paciente com obesidade. - Aprimorar o atendimento humanizado e ético, combatendo o estigma da obesidade e incentivando uma abordagem respeitosa e individualizada. - Estimular o uso da prática baseada em evidências, fortalecendo o pensamento crítico e a aplicação de diretrizes atualizadas no manejo clínico e cirúrgico da obesidade. - Fomentar a pesquisa e o desenvolvimento científico na área, incentivando a produção de conhecimento e a inovação no tratamento da obesidade e cirurgia bariátrica. - Capacitar os profissionais para promover a reeducação alimentar e mudanças no estilo de vida, visando à manutenção do peso e à prevenção da recidiva da obesidade. - Incentivar a aplicação de tecnologias e novas abordagens terapêuticas, garantindo que os alunos estejam atualizados com os avanços científicos e técnicos da área.

Duração, Carga Horária e Período das Aulas

18 meses - 360 horas/aula - Certificação em Conformidade com a Legislação Vigente - Sábados das 8h às 17h - 2 encontros mensais (não necessariamente quinzenal).

Público-alvo

Profissionais da área da saúde e áreas afins.

Documentos para matrícula

Matrículas ABERTAS na Pós-Graduação do Centro Universitário FAG Campus Cascavel
WhatsApp: 45 3321-3964


Documentos necessários para matrícula:
- 1 Foto (que mostre bem o seu rosto)
- RG e CPF
- Certidão de nascimento/casamento/divórcio/união estável (estado civil)
- Comprovante de residência
- Diploma (frente e verso) e Histórico da graduação


Fazer inscrição

Informativos da Instituição

A Instituição reserva-se ao direito de transferir a data de início ou suspender o curso, não havendo o número mínimo de inscritos. As aulas ocorrem mediante programação institucional, podendo haver alterações no calendário, conforme necessidade de planejamento do curso. O corpo docente é formado por profissionais convidados pela Instituição, reservando-se ao direito de substituí-los considerando suas necessidades administrativas e de calendário letivo.

Fale com o(a) coordenador(a)