FAG Toledo: Gestão e crise em tempos de pandemia foi tema de debate virtual

Profissionais apresentaram dicas, soluções e reflexões importantes sobre como lidar com as dificuldades no cenário atual

11/05/2020

A FAG Toledo realizou na última quinta-feira (7) uma mesa redonda online com o tema "Os desafios dos gestores em momento de crise", com a participação de três convidados especiais. No encontro virtual que contou com mais de 500 visualizações, os profissionais abordaram sobre os principais desafios dos gestores em momentos como o atual, onde há uma crise mundial em função da pandemia do Covid-19. O analista em Administração e coordenador do curso de Administração da FAG Toledo, professor Luís Carlos Fabris apresentou reflexões importantes sobre o assunto. "Não é tarefa fácil administrar negócios. Temos a tarefa de fazer uma série de escolhas e dentro do cenário de crise, as escolham se tornam mais difíceis. O que nós sabemos é que não existe mágica. O planejamento pode auxiliar no cenário de abertura de negócios e avaliar o que precisa ser mudado e precisa ser escrito a lápis, para poder ser repensado, apagado e reescrito se for necessário", alerta.

O palestrante Jean Matos atua na área de inovação e apresentou alguns pontos importantes sobre o momento atual e reflexões que precisam ser feitas. "As crises ao longo da história nos mostram pontos importantes. Um deles é que elas acabam. Depois disso temos um cenário completamente diferente, inovador, com novos produtos, modificação no modo de consumo e a desburocratização", explica. De acordo com Matos, a última crise mundial trouxe mudanças que já fazem parte da nossa rotina e novas mudanças devem surgir com o fim da atual pandemia. "Pode ser um momento desesperador para alguns empresários, mas é momento de se ter inteligência emocional, de parar um pouco para tomar decisões assertivas. Em 2009, após a crise de 2008 surgiram e cresceram as plataformas online como Uber, Netflix. Naquele tempo nós já vínhamos de um processo de avanço e transformação digital. A pandemia nos força a repensar a gestão também. Tudo precisa ser reinventado. A mecânica, a vidraçaria, panificadora, todos vão precisar abrir um canal digital para lidar com o cliente, que neste exato momento está na internet", alerta.

Um dos problemas apontado como desencadeador de crise, principalmente nos pequenos negócios é a falta de planejamento financeiro. De acordo com o consultor financeiro e coordenador do curso de Ciências Contábeis da FAG Toledo, Gilmar José Camargo. "As empresas que estão sofrendo mais neste momento já vinham de algum tempo com algum tipo de problema. Nas minhas consultorias, nesse ambiente eu percebia que muitas empresas e empreendedores com grandes ideias para negócio tem pressa de obter retorno financeiro e acabam se esquecendo de planejar esta parte. Nesse momento de crise, onde esse cenário mostra grandes dificuldades, percebemos onde está o maior problema e é justamente na falta de um bom planejamento financeiro da empresa", alerta o docente, ressaltando que a empresa que não planeja fica mais vulnerável em momentos como o atual. "Se não tiver bom planejamento financeiro, todo o restante não importa. Sem dinheiro não se vence crise, não se desenvolve produtos nem é possível se buscar e investir em novas tecnologias" analisa.

O vídeo da live está disponível na íntegra na página da Coopex da FAG Toledo no Youtube.

Trilha do Acadêmico Empreendedor realiza segunda palestra nesta sexta-feira
2020 Cascavel
Postura do advogado na internet será tema de live da FAG Toledo
2020 Toledo