Ensino de História, tecnologias e comunicação foi tema de curso na FAG Toledo

Capacitação online teve cinco encontros com forte adesão de profissionais da Educação Básica

27/07/2020

O professor Leandro Crestani encerrou recentemente o curso "Ensino de História e as Tecnologias Digitais de Informação e da Comunicação" que contou com cinco módulos e um número expressivo de participantes. O curso foi promovido pela Coordenação de Pesquisa e Extensão (Coopex) da FAG Toledo e ministrado pelo docente, que trabalha com as temáticas dentro do seu projeto de pós-doutorado. "Tivemos uma participação muito expressiva de profissionais da educação básica e também de universitários que se inscreveram, participaram das lives e interagiram com os convidados que nós trouxemos", relata Crestani. O público foi formado 51% por professores do Ensino Fundamental da Rede Pública; 28% por acadêmicos dos cursos de Licenciatura da FAG Toledo e o restante por acadêmicos e professores de outras instituições de ensino. "Tivemos participações de Fortaleza, Mato Grosso, Santa Catarina e de outros locais, o que mostra que a temática trabalhada despertou interesse e é de relevância para a construção do saber histórico que envolve novas metodologias de ensino da história, pensando no conhecimento além da sala de aula, difundindo este conhecimento histórico para o grande público", explica o docente.

O mestre em História Éder Dias do Nascimento foi um dos docentes convidados. Éder é professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e recebeu menção honrosa no concurso nacional de dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História. Outra profissional da área convidada para explanar foi a professora Daiana Aparecida Fontana Cecatto, mestre em História e mantenedora do blog profdaianafontana.blogspot.com.br  e do site www.jogosdehistoria.net.

No módulo inicial o docente abordou o tema "Ensino de História e a História Pública". No segundo encontro foi trabalhado o tema "Ensino de História e as TDICs". O terceiro encontrou abordou sobre "Mídias sociais no Ensino de História". Na quarta etapa o tema foi "Elaborando Projetos de TDICs no Ensino de História". No último encontro foi realizado um seminário com o tema "Perspectivas das TDICs no Ensino de História". "Foi um momento importante de aprendizagem sobre o uso de jogos educativos e ferramentas tecnologicas no processo de ensino, inclusive com professores de outros estados contando das experiências vivenciadas. O conteudo superou as expectativas", comenta o professor João Lopes, um dos participantes da capacitação.

1597419112.JPG
Castramóvel: Ação da FAG e prefeitura atende 60 animais
2020 Cascavel
Vestibular Agendado: Educação Física tem vagas remanescentes para o segundo semestre