Alunos da FAG Toledo criam mapas conceituais para uso pedagógico
Estruturas ajudam a nortear avaliações e o nível de conhecimento de estudantes em determinado conteúdo
O professor Leandro Crestani desenvolveu uma atividade especial com os acadêmicos do 3º período do curso de Pedagogia da FAG Toledo, durante a aula de "História e suas metodologias de ensino". O trabalho proposto foi o desenvolvimento de um mapa conceitual, que tem como propósito diagnosticar o nível de conhecimento prévio dos alunos em determinado assunto. "Estes mapas são resumo esquemáticos do que foi aprendido e organizado pelo aluno de maneira hierárquica. O primeiro passo realizado nessa proposta foi a apresentação aos acadêmicos de um modelo de mapa conceitual, para que compreendessem como seria a constituição do mesmo e se familiarizassem com o instrumento. O segundo passo, foi o estudo e elaboração do mapa", explica Crestani.
O processo de ensino através do mapa conceitual é uma estratégia que promove aprendizagens significativas, além de revisar e sistematizar pontos fundamentais do conteúdo estudado. Portanto, é um instrumento avaliativo do processo de ensino-aprendizagem que auxilia na construção e assimilação dos assuntos abordados em sala de aula. Contudo, os mapas conceituais demonstraram como possibilidades gráficas para organização e representação do conhecimento produzido em sala de aula. "É um processo que contribui no desenvolvimento das relações entre os conceitos indicados no conteúdo, por uma linha de conexão que podem ligar vários outros conceitos de forma sistemática", complementa o docente.
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