FAG Toledo: Quadro colaborativo dinamiza atividade interativa com alunos de Pedagogia
Alunos podem incluir conteúdos e esclarecer dúvidas de forma coletiva com ferramenta tecnológica
O professor Leandro Crestani realizou uma atividade com uso da ferramenta tecnológica educacional Pedled com a turma do 1º período do curso de Pedagogia da FAG Toledo. A atividade realizada na disciplina de "Sociologia e Educação Contemporânea" consistia em criar um mural dinâmico e interativo para registrar, guardar e partilhar conteúdo multimídia sobre a o texto Quadro Teórico da Sociologia da Educação, de Bárbara Freitag. "Desenvolvemos um trabalho coletivo com os alunos e construímos um mural coletivo, uma espécie de documento compartilhado onde o conteúdo aparece de forma sistematizada, ajudando no processo de revisão desse conteúdo e da discussão, com cada grupo e acadêmico podendo interagir com esse mural, fazer perguntas, questionar e tirar dúvidas, o que tornou toda a prática bastante interessante e rica", relata Crestani.
O uso de metodologias ativas e tecnologias da informação e comunicação em sala de aula é cada vez mais presente nas aulas da FAG Toledo, que realiza cursos e atualizações frequentes com o corpo docente para a utilização das ferramentas disponíveis. As práticas com estas ferramentas são anteriores a pandemia, mas foram intensificadas a partir de 2020.
A ferramenta utilizada na aula do professor Leandro Crestani, o Padlet permite que os estudantes expressem seus pensamentos sobre um tema comum e funciona como uma folha de papel online, onde os estudantes podem colocar qualquer conteúdo (por exemplo, imagens, vídeos, documentos de texto) referente ao tema proposto, em qualquer lugar da página, junto com qualquer um, de qualquer dispositivo que tenha internet.
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Cascavel