Professora Raquel Fink conclui mestrado em Direito Processual e Cidadania
Docente é efetiva do curso de Direito da FAG Toledo
A professora Raquel Fink, do curso de Direito da FAG Toledo é a mais nova mestra da instituição. Recentemente a jurista defendeu sua dissertação de mestrado no Programa de Mestrado em Direito Processual e Cidadania da Universidade Paranaense de Umuarama.
O trabalho da docente teve como tema: Processos estruturais no sistema brasileiro: Características do processo, concretização de direitos fundamentais e legitimidade democrática do Poder Judiciária. "No trabalho eu analisei os processos estruturais sob o prisma da efetividade das decisões judiciais e concretização de direitos, abordando a importância do processo e sua instrumentalidade como meio de solução de conflitos e, num contexto histórico, a constitucionalização, ressaltando os direitos coletivos e a influência processual do direito norte-americano nas ações coletivas no Brasil", explica.
Na dissertação, a pesquisadora concluiu que a efetivação de direitos e a solução adequada de litígios estruturais conduz a uma atuação mais proativa dos juízes. "É um processo que leva a uma forma legítima e forte de ativismo judicial que necessita de um procedimento que admita a efetiva participação dos afetados e a adequada atividade jurisdicional autorizada a partir da existência de violação de direitos, mas que apresenta limites e com escopo final de concretização de direitos", conclui.
2023 Toledo
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel