Prorrogadas as inscrições para o Grupo de Pesquisa da FAG Toledo; saiba como participar

15/03/2023

Os Grupos de Pesquisa da FAG Toledo vem se destacando como um dos mais ativos e relevantes na área de Gestão, Inovação e Tecnologia e Humanidades e Interdisciplinaridades, reunindo professores, pesquisadores e estudantes interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. As inscrições devem ser realizadas mediante o COOPEX e estarão abertas até o dia 17/03. A certificação de participação será entregue ao término das atividades e mediante a entrega de relatórios obrigatórios.

Com uma abordagem multidisciplinar e uma metodologia rigorosa, o grupo tem desenvolvido pesquisas de ponta, gerando publicações em revistas científicas renomadas e contribuindo para o avanço do conhecimento na área.

"A pesquisa é um dos pilares da universidade, junto com o ensino e extensão. Tanto para o acadêmico que se forma em um bacharelado, quanto para a licenciatura, a pós-graduação é sempre uma possibilidade de especialização, atualização da formação e atuação futura. Participar de um grupo de pesquisa e suas linhas, desde a graduação, possibilita o acadêmico já lidar com elementos formativos do pesquisador, aprendendo técnicas de pesquisa, participando de eventos, prática de comunicação acadêmica e realizando publicações. Um acadêmico que desde a graduação constrói um currículo em meio a pesquisa possuirá melhores condições quando tiver que construir um trabalho de conclusão de curso ou quando disputar uma vaga em concursos para mestrado ou doutorado", pontua o professor e coordenador do grupo de pesquisa de humanidades, Saulo Sbaraini.

Além disso, o Grupo de Pesquisa da FAG Toledo tem promovido diversas atividades de extensão, como seminários, workshops e cursos, buscando disseminar o conhecimento produzido e estabelecendo uma importante conexão entre a academia e a sociedade.

"A participação dos acadêmicos em grupos de pesquisa, ou até mesmo no momento da sua iniciação científica, marca o acadêmico com uma grande possibilidade para alcançar além de várias oportunidades, facilitando o ingresso em qualificações de Mestrado e Doutorado, pois o caminho já traçado por ele o torna muito mais viável, além da sua base acadêmica com uma formação muito rica e sólida, temos priorizado aqui na Instituição que é um complemento da formação em sala de aula. Estas atividades propiciam uma formação cada vez com mais qualidade", completa Vanessa Frigotto, Coordenadora de Pesquisa e Extensão e Coordenadora do NAAE.

Com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, o grupo tem se mostrado um ambiente propício para a formação de novos pesquisadores e para o desenvolvimento de projetos inovadores nas áreas de Negócios e Humanidades, consolidando a posição da instituição como uma referência em pesquisa científica.

Cada grupo de pesquisa se ramifica em Linhas de Pesquisa:

No grupo I se ramifica nestas duas linhas:

1.1) Centro de Estudos em Negócios: Ênfase em Contabilidade, Agronegócio e Administração;

1.2) Tecnologias Emergentes no âmbito agro, educação, engenharia de computação e gestão estratégica.

No grupo II se ramifica nestas três linhas:

2.1) Cultura e Sociedade: as manifestações sociais no campo da linguagem, educação e das Cidadanias Contemporâneas;

2.2) Comunicação, Educação e Interfaces Sociais.

2.3) Linguagem e fundamentos sociais: literatura, história, filosofia e memória;

Além da construção de currículo, o acadêmico que participa das linhas e grupos de pesquisa desenvolve desde cedo a interpretação de textos acadêmicos, a estruturação metodológica de textos, articulação e coesão de escrita e oralidade em meio a apresentações e discussões.

Todas informações referentes ao Edital podem ser consultadas aqui.

GOU FAG realiza primeiro encontro do ano
Março
FAG Toledo: Coordenadora de Direito é julgadora do Tribunal de Ética da OAB
Curso de Engenharia de Software recebe novo coordenador na FAG Toledo