Prorrogadas as inscrições para o Grupo de Pesquisa da FAG Toledo; saiba como participar
As inscrições devem ser realizadas mediante o COOPEX e estarão abertas até o dia 17/03.
Os Grupos de Pesquisa da FAG Toledo vem se destacando como um dos mais ativos e relevantes na área de Gestão, Inovação e Tecnologia e Humanidades e Interdisciplinaridades, reunindo professores, pesquisadores e estudantes interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. As inscrições devem ser realizadas mediante o COOPEX e estarão abertas até o dia 17/03. A certificação de participação será entregue ao término das atividades e mediante a entrega de relatórios obrigatórios.
Com uma abordagem multidisciplinar e uma metodologia rigorosa, o grupo tem desenvolvido pesquisas de ponta, gerando publicações em revistas científicas renomadas e contribuindo para o avanço do conhecimento na área.
"A pesquisa é um dos pilares da universidade, junto com o ensino e extensão. Tanto para o acadêmico que se forma em um bacharelado, quanto para a licenciatura, a pós-graduação é sempre uma possibilidade de especialização, atualização da formação e atuação futura. Participar de um grupo de pesquisa e suas linhas, desde a graduação, possibilita o acadêmico já lidar com elementos formativos do pesquisador, aprendendo técnicas de pesquisa, participando de eventos, prática de comunicação acadêmica e realizando publicações. Um acadêmico que desde a graduação constrói um currículo em meio a pesquisa possuirá melhores condições quando tiver que construir um trabalho de conclusão de curso ou quando disputar uma vaga em concursos para mestrado ou doutorado", pontua o professor e coordenador do grupo de pesquisa de humanidades, Saulo Sbaraini.
Além disso, o Grupo de Pesquisa da FAG Toledo tem promovido diversas atividades de extensão, como seminários, workshops e cursos, buscando disseminar o conhecimento produzido e estabelecendo uma importante conexão entre a academia e a sociedade.
"A participação dos acadêmicos em grupos de pesquisa, ou até mesmo no momento da sua iniciação científica, marca o acadêmico com uma grande possibilidade para alcançar além de várias oportunidades, facilitando o ingresso em qualificações de Mestrado e Doutorado, pois o caminho já traçado por ele o torna muito mais viável, além da sua base acadêmica com uma formação muito rica e sólida, temos priorizado aqui na Instituição que é um complemento da formação em sala de aula. Estas atividades propiciam uma formação cada vez com mais qualidade", completa Vanessa Frigotto, Coordenadora de Pesquisa e Extensão e Coordenadora do NAAE.
Com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, o grupo tem se mostrado um ambiente propício para a formação de novos pesquisadores e para o desenvolvimento de projetos inovadores nas áreas de Negócios e Humanidades, consolidando a posição da instituição como uma referência em pesquisa científica.
Cada grupo de pesquisa se ramifica em Linhas de Pesquisa:
No grupo I se ramifica nestas duas linhas:
1.1) Centro de Estudos em Negócios: Ênfase em Contabilidade, Agronegócio e Administração;
1.2) Tecnologias Emergentes no âmbito agro, educação, engenharia de computação e gestão estratégica.
No grupo II se ramifica nestas três linhas:
2.1) Cultura e Sociedade: as manifestações sociais no campo da linguagem, educação e das Cidadanias Contemporâneas;
2.2) Comunicação, Educação e Interfaces Sociais.
2.3) Linguagem e fundamentos sociais: literatura, história, filosofia e memória;
Além da construção de currículo, o acadêmico que participa das linhas e grupos de pesquisa desenvolve desde cedo a interpretação de textos acadêmicos, a estruturação metodológica de textos, articulação e coesão de escrita e oralidade em meio a apresentações e discussões.
Todas informações referentes ao Edital podem ser consultadas aqui.
2023 Toledo
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Toledo
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel
2023 Cascavel