PROEX: Estudantes desenvolvem ações de comunicação para ONGs de Toledo

Os acadêmicos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda selecionaram instituições sociais para atender durante o ano letivo

12/12/2023


Na última semana foi realizada na FAG Toledo a socialização dos projetos desenvolvidos para a matéria de “Proex: Práticas em Produção Gráfica” com os acadêmicos do 2º período de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda. Os estudantes, orientados pelo professor Alcemar Araujo, escolheram instituições sociais de Toledo para produzir materiais de comunicação durante todo o ano letivo. 

Os acadêmicos foram divididos em grupos de trabalho, reunindo estudantes dos dois cursos e delinearam ações comunicacionais para as instituições atendidas. Entre os trabalhos desenvolvidos estão redesign de marca, planejamento e produção de conteúdo para redes sociais, produção de vídeos e fotos, vídeo institucional e materiais gráficos como cartão de visita, banners, uniformes, canecas entre outras entregas de acordo com a necessidade e particularidade de cada Organização Não Governamental.

As organizações atendidas foram a Embaixada Solidária, que acolhe imigrantes e os auxilia no processo de socialização no país; a Afocato, que acolhe animais abandonados, cuida da saúde e bem-estar deles e os coloca para adoção; a APA - Lar dos Idosos, um espaço de acolhimento para pessoas da terceira idade e a ONG Amigas do Bem Viver, instituição que proporciona um ambiente de bem-estar e saúde para pessoas em tratamento de câncer. A apresentação contou com a participação de representantes das ONGs, que falaram sobre a experiência com os estudantes.  

A coordenadora da Afocato, Edna Rodrigues Fonseca, assistiu a apresentação e manifestou seu agradecimento pelo trabalho realizado. “O voluntariado é desafiador e não é para todo mundo, eles assumiram esse compromisso com a gente e fizeram um trabalho lindo e extremamente importante, já que as redes sociais são o nosso principal contato com os tutores adotantes e todos que desejam ajudar a instituição. Esperamos de coração que eles continuem contribuindo com a Afocato, será de grande ajuda”, destacou. 

A representante da organização Amigas do Bem Viver, Eline Grillo, também esteve presente e falou como foi receber a ajuda dos estudantes. “Nós nunca tivemos voluntários que trabalhassem com a comunicação, era algo que fazíamos do nosso jeito, a chegada dos acadêmicos ajudou muito a melhorar nossa visibilidade e deixar os materiais da ONG mais bonitos e profissionais, foi muito valioso”, completou.

Responsabilidade social 

O objetivo da inserção do Projeto de Extensão (Proex) na grade curricular é aproximar a instituição de ensino da comunidade, levando os acadêmicos a desenvolver trabalhos que causem impacto social.  Este projeto de extensão na área da comunicação foi idealizado com o propósito de oferecer aos nossos estudantes de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico uma experiência prática que se assemelhasse ao ambiente de trabalho real, por meio de parcerias com ONGs. Durante todo o projeto, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar situações reais, enriquecendo assim sua jornada acadêmica e profissional.

De acordo com o professor Alcemar Araújo, foi uma jornada surpreendente e gratificante orientar os alunos nesse projeto colaborativo com as ONGs locais. “Enquanto mediador do conhecimento, é sempre gratificante ver os alunos aplicando seus conhecimentos em situações do mundo real e, ao mesmo tempo, fazendo a diferença na comunidade”, fortaleceu.

O professor orientador comentou ainda que neste processo, os alunos ganharam uma compreensão profunda de como a produção gráfica pode ser uma ferramenta poderosa para causas sociais e aprenderam a importância do voluntariado e do envolvimento comunitário. “Eles também tiveram a oportunidade de ver o impacto direto de seu trabalho, o que é muito gratificante. Tenho certeza de que essa experiência irá influenciar positivamente suas futuras carreiras e sua abordagem em relação à responsabilidade social”, finalizou.


1709337383.jpg
Acadêmicos de Fisioterapia e Estética e Cosmética participam de palestra sobre Ultrassom Microfocado
01
Março
2024 Cascavel
1709321081.jpg
Startup Weekend: Centro FAG incentiva acadêmicos a participarem da experiência
01
Março
2024 Cascavel
1709252977.jpg
GOU FAG realiza primeiro encontro do ano
01
Março
2024 Cascavel
1709249428.jpeg
FAG Toledo: Coordenadora de Direito é julgadora do Tribunal de Ética da OAB
29
Fevereiro
2024 Toledo
1709242788.jpeg
Curso de Engenharia de Software recebe novo coordenador na FAG Toledo
29
Fevereiro
2024 Toledo
1709074231.jpeg
Professor Valdinei Arboleya assume cursos de Licenciatura da FAG Toledo
27
Fevereiro
2024 Toledo
1709069778.jpeg
Direito FAG Toledo: Acadêmico do 9º período é aprovado na OAB
27
Fevereiro
2024 Toledo
1709067629.jpeg
Acadêmicos de Fisioterapia participam de estágio supervisionado na Sports School do Colégio FAG
27
Fevereiro
2024 Cascavel
1709057840.jpeg
Livros de Medicina e Psicopedagogia são doados à Biblioteca da FAG
27
Fevereiro
2024 Cascavel
1708987927.jpeg
ADM, Contábeis e Agronegócio tem nova coordenadora na FAG Toledo
26
Fevereiro
2024 Toledo
1708986953.jpeg
Curso básico de Libras está com inscrições abertas na FAG Toledo
26
Fevereiro
2024 Toledo
1708970445.JPG
Calouras de Arquitetura contemplam estrutura do Centro FAG em dinâmica de recepção
26
Fevereiro
2024 Cascavel