Alunos de Agronegócio visitam fazendas de grande porte no interior de Toledo
Na oportunidade, os acadêmicos puderam comparar práticas com a gestão das pequenas propriedades
Os acadêmicos do Curso de Agronegócio realizaram duas visitas técnicas em fazendas do interior de Toledo. Com a mediação do professor Cassiano Rossetto, os estudantes conheceram de perto o que é desenvolvido na prática na Fazenda DJC e Fazenda Santo Augusto. As duas propriedades contam com mais de 400 alqueires e possuem características e práticas que se diferem dos demais modelos de propriedades rurais de Toledo. "A principal abordagem que nós observamos foi com relação a gestão logística destas propriedades, a maneira como armazenam os grãos, insumos e também as inovações. Muito do que observamos nestas duas fazendas são diferenciais que tem muito a ver com o fato de serem propriedades maiores, com aplicações que não são tão fáceis nas pequenas propriedades", relata o acadêmico Hélio Júnior de Moraes.
O acadêmico Lucas de Andrade Pandini, que também é agricultor, confirmou a reflexão do colega sobre as grandes propriedades. "Os nossos agricultores fazem a mesma coisa todo ano e sempre esperam por um resultado diferente, mas nem tudo é culpa do produtor. Nós observamos, por exemplo, que estas propriedades conseguem sacrificar uma safrinha de milho para realizar a adubação verde e diversificar as culturas do solo, mas o pequeno produtor tem o orçamento mais apertado e não pode se dar ao luxo desta prática", analisa.
Outro ponto analisado pelo acadêmico foi com relação inovações da propriedade. "Um dos fazendeiros bolou da própria cabeça um maquinário que otimiza o processo de espalhar esterco. Uma máquina ótima, principalmente para as pequenas propriedades que tem criação de porcos. A esterqueira que a maioria usa só aduba uma parte do solo, onde a máquina alcança e esta faz a distribuição mais uniforme. Mas novamente entra a questão de preço, para viabilizar um maquinário assim para o pequeno proprietário, só se uma indústria fizesse um projeto com valor acessível", finaliza.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel