Alunos de Comunicação apresentam projetos realizados com ONGs de Toledo

Estudantes prestaram assessoria para organizações como a Casa de Maria, Afocato e Aldeia Infantil Betesda

08/07/2024

Os acadêmicos dos primeiros períodos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico da FAG Toledo apresentaram na última semana os trabalhos realizados durante o semestre na disciplina de Projeto de Extensão – PROEX. Os grupos prestaram assistência e suporte na área de comunicação para organizações não governamentais de Toledo, com foco no gerenciamento de redes sociais, divulgação, desenvolvimento de campanhas e outras iniciativas. Além disso, o projeto de extensão visa proporcionar aos alunos uma experiência prática e enriquecedora na área de extensão universitária em colaboração com as ONGs atendidas. "O comprometimento e a criatividade dos alunos demonstram o valor deste projeto para a sua formação. No próximo semestre, durante a segunda fase do projeto, pretendemos avançar ainda mais com a criação e divulgação de materiais nos perfis em redes sociais, produção de materiais impressos e promocionais, desenvolvimento de materiais de escritório, produção de vídeos e documentários, entre outros", alerta o professor Alcemar Araújo, responsável pela disciplina.

Os trabalhos foram realizados com a Aldeia Betesda - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Casa de Maria - Assistência à Criança e Adolescente; Afocato - Proteção Animal; Beit Abba – Comunidade Terapêutica e Protetoras Meraki. "Essas ONGs nos acolheram de braços abertos, permitindo que os nossos alunos se envolvessem em suas causas e contribuíssem com suas habilidades e criatividade", complementa o docente.

Os alunos elaboraram briefings detalhados das ONGs, com planejamento estratégico, desenvolvimento de logotipo e identidade visual. No próximo semestre as atividades continuam com a criação e alimentação de perfis em redes sociais, produção de materiais impressos e promocionais, desenvolvimento de materiais de escritório e cartões de visita, produção de vídeos curtos e documentários, organização de eventos e workshops, configuração de plataformas de doações online e exploração de parcerias e colaborações. "O aprendizado foi vasto, não apenas para os alunos, mas também para mim como professor e orientador. A colaboração com as ONGs nos ensinou sobre resiliência, criatividade e o impacto positivo que podemos ter na vida das pessoas. Acredito que estamos construindo uma base sólida para contribuir com a comunidade de Toledo e proporcionar uma formação prática e relevante para os nossos acadêmicos", analisa o professor responsável.

Na atividade de apresentação, além do professor Alcemar, os alunos realizaram a explanação para os professores Vitor Facchi e Kélliana Braghini, convidados para as bancas. Os docentes deram feedbacks sobre os projetos e realizaram apontamentos e sugestões para as próximas atividades a serem realizadas.

Centro FAG firma parceria com Universidade do Minho para mobilidade acadêmica
2024 Cascavel
Intercom: Multiverso é a melhor produção em telejornalismo da região Sul
2024 Cascavel